Ônibus de educação ambiental da Sanepar visita escolas na capital e região

Na parte interna, maquetes e um instrutor ensinam sobre temas ligados à água, desde segunda-feira (3), um ônibus temático da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está levando atividades de educação ambiental a 11 escolas de Curitiba e Região Metropolitana.

Batizado como Eco Expresso Sanepar, o veículo foi especialmente preparado para incentivar crianças e adultos a compreenderem o ciclo da água, desde a nascente de um rio até a sua disposição final na forma de esgoto tratado.

“A intenção da empresa é aproximar a população dos conceitos de sustentabilidade e de preservação ambiental, de forma simples e lúdica. O ônibus é um centro de educação ambiental itinerante e faz parte do trabalho permanente de educação ambiental da Sanepar”, explica a gerente de educação ambiental da Empresa, Lilian Pérsia de Oliveira.

O Eco Expresso Sanepar iniciou suas atividades em 2014 e desde lá percorreu 82 cidades do Paraná, sempre com a proposta de incentivar os cuidados com a preservação do meio ambiente. A visita é guiada por um educador ambiental. Podem participar até 25 pessoas por vez. Somente em 2015 mais de 50 mil pessoas visitaram as maquetes no interior do ônibus.

Na região de Curitiba, além da capital, o Eco Expresso vai percorrer as cidades de Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, Mandirituba e São José dos Pinhais. Depois do dia 18 de outubro, o Eco Expresso Sanepar vai atender escolares em cidades do Litoral do Paraná.

TEMAS – Uma grande e detalhada maquete na parte interna permite visualizar a captação da água em mananciais superficiais e subterrâneos ao tratamento que é feito antes de chegar às casas. Ela traz, ainda, elementos para o aprendizado sobre mata ciliar, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos urbanos e energias renováveis (como a energia produzida a partir de estação de tratamento de esgoto).

Interessados em receber a visita do ônibus em 2017 podem escrever para visitas@sanepar.com.br

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia