Governo convida sindicatos para debater finanças do Estado

O Governo do Estado convidou os sindicatos que representam servidores públicos para um debate sobre a situação financeira do Estado e as perspectivas para os exercícios de 2017 e 2018. O encontro será realizado no próximo dia 19 de outubro, em Curitiba.

O convite feito pelo chefe da Casa Civil Valdir Rossoni foi encaminhado aos coordenadores do Fórum das Entidades Sindicais, grupo que reúne os sindicatos dos servidores públicos do Paraná. A exposição das informações do Estado ficará a cargo dos secretários da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, e do Planejamento, Cyllêneo Pereira Jr.

De acordo com Rossoni, o propósito é fazer um debate democrático e transparente sobre as questões orçamentárias, com liberdade para que os servidores questionem os técnicos do governo. “O momento é de dificuldades. E é no momento de crise e de dificuldades que temos que aprofundar o diálogo, para que não fique nenhuma dúvida”, afirma.

Rossoni ressaltou que o Governo do Paraná faz um grande esforço para manter as finanças em ordem, em razão da grave crise que afeta a atividade econômica no Brasil e reduz a arrecadação. “Nós temos a situação financeira equilibrada e não podemos perder este ponto de equilíbrio. Porque este equilíbrio é a certeza de que os servidores vão receber seus salários em dia”, destacou.

Com relação à ameaça de paralisação dos servidores, em razão de mensagens orçamentárias enviadas para a Assembleia Legislativa, Rossoni reforçou que a determinação do governo é esgotar todas as possibilidades de negociação antes que qualquer projeto seja votado. O chefe da Casa Civil destacou ainda que a mensagem do governo reflete a realidade das contas públicas e não há perspectiva de arrecadação para fazer frente ao reajuste anual e ao pagamento de avanços de carreira ao mesmo tempo.

A opção, segundo Rossoni, foi pela quitação de progressões e promoções. “Nós precisamos saldar este passivo para depois discutimos uma data-base dentro da realidade econômica do País”. “Somos um dos poucos estados brasileiros em condições de dizer aos servidores que vão receber os salários e o décimo terceiro em dia”, afirmou.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia