Museus do Estado estarão abertos no feriado

Quem estiver em Curitiba no feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, poderá visitar os espaços expositivos do Governo do Estado. O Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen, Museu do Expedicionário e Museu da Imagem e do Som do Paraná ficarão abertos durante o feriado.

No Museu Oscar Niemeyer o público poderá conferir as exposições “MAC-MON: um diálogo”, “Histórias do Acervo MON”, “Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz”, “Jefferson Cesar, um Dom Quixote na arte paranaense”, “Valdir Cruz – IMAGO – o olhar do sabiá”, “Gonçalo Ivo: A Pele da Pintura” e “Memória das ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba”. Esta última é realizada em comemoração aos 140 anos do Museu Paranaense e traz retratos de personagens que contribuíram com a construção da identidade e memória de Curitiba. São obras do acervo dos dois museus, somando mais de 100 peças, entre pinturas e esculturas.

Quem visitar o Museu de Arte Contemporânea do Paraná poderá contemplar a exposição “Gravuras – Poéticas e Técnicas diversas – Mostra do Acervo”, que tem caráter didático sobre a técnica da gravura e o início da gravura de arte no Brasil e no Paraná. E ainda a mostra “Ícaro e o Labirinto – Bení Moura, Andre Serafim e Marcel Fernandes”, em que os artistas apresentam instalações em que o mito do Ícaro é revisitado.

Já no Museu Alfredo Andersen, quatro exposições estão em cartaz. As mostras “Alfredo Andersen retrata Noruega”; “To breath through – sobre a fragilidade da vida”; “Quixote, a loucura de viver” e “Don Quijote, a sonhar venci mundo” fazem parte da Semana Andersen, que comemora o 156º aniversário do artista que deu nome ao museu.

Quem for ao Museu Paranaense poderá conhecer um pouco da trajetória do museu desde a sua criação até os dias atuais na exposição “O Museu da história do Paraná: os 140 anos do Museu Paranaense” e na exposição “Voracidade – Coletivo Kókir” conferir obras desenvolvidas com índios da tribo caingangue. Além das exposições permanentes “Vistas do Brasil”, “Dinheiro e honraria: o acervo de numismática do Museu”, “Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense”, “Memorial à Indústria da Erva-Mate”, “Imagens de um Lar”, “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”, “Indústrias Paranaenses”, “Escultura Arma em nó” e “Baixo relevo | O último túnel”.

O Museu do Expedicionário apresenta a exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Os visitantes têm acesso a diversos materiais históricos – documentos, objetos, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações – que mostram a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

No Museu da Imagem e do Som do Paraná o público terá contato com as reservas técnicas, áreas até então inacessíveis ao olhar do visitante, e poderá conferir exposição fotográfica de Guilherme Glück, que registrou a Lapa entre os anos 1920 e 1960. No primeiro andar, o visitante fará uma imersão no acervo tridimensional, composto por câmeras fotográficas e filmadoras, moviolas, gravadores, televisores, rádios, vitrolas e projetores. Além da exposição “De Perséfone à Catrina: a mulher e o seu Divino”, que retrata o papel da mulher na sociedade contemporânea.

Confira aqui os horários de funcionamento de cada espaço.

Serviço:

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328. Curitiba-PR.

Museu da Imagem e do Som – Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3351-6688 Curitiba – PR.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.

Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133. (41) 3221-4900. Curitiba-PR.

www.cultura.pr.gov.br

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia