Ação Integrada de Fiscalização Urbana atuou no Litoral

Durante o fim de semana a Polícia Militar do Paraná, por meio da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), efetuou abordagens a pessoas e veículos, bem como fiscalizou estabelecimentos comerciais no Litoral do estado. As ações aconteceram em Antonina e Paranaguá e visam a preparação para a Operação Verão Paraná 2016/2017.

Segundo o chefe do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e coordenador da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), major Olavo Vianei Francischett Nunes, as ações desencadeadas no Litoral do estado fazem parte de uma preparação para a Operação Verão. “São duas atividades distintas que desenvolvemos, uma é a Patrulha do Sossego (que atua no atendimento de situações de perturbação do sossego) e outra é especificamente da AIFU (que fiscalizaram os comércios da região)”, explica.

Em Antonina, entre as 19h30 de sábado (10) e às 4 horas de domingo (11), foram 139 pessoas e 17 veículos abordados, além de 10 estabelecimentos comerciais fiscalizados, dos quais cinco encontravam-se fechados, um foi monitorado e outro fechado. As equipes da Aifu também lavraram dois autos de infração de trânsito e oito autuações administrativas. Participaram da ação a Secretaria Municipal de Urbanismo, a Vigilância Sanitária, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Na data anterior, entre às 19h30 de sexta-feira (09) e às 5 horas de sábado (10), a ação da Patrulha do Sossego foi feita em Paranaguá, resultando 131 pessoas abordadas, dois autos de infração de trânsito lavrados, um veículo recolhido ao pátio, além de quatro caixas acústicas e duas mesas de som apreendidas.

A atividade contou com a participação da PM, da Guarda Municipal, bem como das Secretarias Estaduais e Municipais de Fiscalização. Na ação foram lavrados dois Termos Circunstanciados por Perturbação do Sossego.

De acordo com o major Vianei, é importante que os proprietários de estabelecimentos tenham ciência das normas necessárias para o funcionamento do comércio e mantenham-se regularizados. Ainda segundo o oficial, a PM está atenda e cumprindo a legislação.

AIFU – A Ação é coordenada pela Polícia Militar e conta com a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Urbanismo do Meio Ambiente, da Secretaria de Trânsito (Setran), além de representantes de outros órgãos.

Além da fiscalização sanitária e dos laudos de licenciamento os policiais também verificam se existem outras irregularidades no local como a permanência e venda de álcool a menores, poluição sonora, foragidos da justiça, a presença de armas e drogas, além de outros delitos que precisem ser coibidos.

PATRULHA DO SOSSEGO – A Patrulha do Sossego é coordenada pela Aifu e tem por objetivo combater a perturbação do sossego e proporcionar mais segurança à comunidade paranaense. As equipes policiais priorizam o atendimento destas situações, mas também prestaram apoio em outras ocorrências.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia