Sanepar anuncia serviços na abertura da Operação Verão Paraná

Higienização e coleta de resíduos nas areias será de responsabilidade da Companhia. Duchas também vão estar à disposição dos banhistas.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou, nesta terça-feira (27), da abertura da Operação Verão Paraná 2016-2017, na Avenida Atlântica, na praia de Caiobá, em Matinhos. Foram anunciados os serviços que a empresa vai oferecer aos frequentadores e moradores do Litoral paranaense durante mais uma temporada.

Além de fornecer água tratada e fazer a coleta e o tratamento do esgoto, serviços que a Sanepar presta durante todo o ano a municípios do Litoral, a Companhia vai instalar duchas para refresco dos banhistas na orla, fazer a higienização com máquinas saneadoras e a coleta de resíduos nas faixas de areia.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, também anunciou parceria com a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) para disponibilizar cadeiras de rodas especiais, que não afundam na água, para que pessoas com deficiência ou com a mobilidade reduzida possam entrar no mar.

OBRAS DE ESGOTO – O governador Beto Richa, durante a abertura da Operação, falou das obras de ampliação da rede coletora de esgoto, que contribuem com a balneabilidade das praias. “Estamos investindo mais de R$ 250 milhões de reais para ampliar o sistema de esgotamento sanitário de Matinhos e Pontal do Paraná. Estas obras não aparecem, mas são imprescindíveis para a saúde dos frequentadores das nossas praias, sejam moradores ou veranistas, e para o meio ambiente”, disse.

Na ocasião, Glauco e Richa entregaram certificados aos 15 trabalhadores que concluíram o curso de qualificação em ligação intradomiciliar de esgoto, realizado pela Sanepar em parceria com Agência do Trabalhador e Prefeitura de Matinhos. Os formandos estão habilitados a fazer a ligação de esgoto de maneira correta nos imóveis que estão sendo beneficiados pelas obras da Sanepar. Agora, eles fazem parte de uma lista de profissionais a serem acionados para o serviço. A listagem ficará disponível nos escritórios da Sanepar e na Agência do Trabalhador. Ao longo de 2016, em Pontal do Paraná, foram formados outros 21 profissionais.

ABASTECIMENTO NA TEMPORADA – A Sanepar fez manutenção de todos os seus equipamentos e instalações para proporcionar um ótimo verão a todos e está preparada para abastecer adequadamente os cinco municípios que atende no Litoral, embora esteja previsto aumento significativo de pessoas na temporada.

“Podem ocorrer dificuldades pontuais, mas, com a colaboração dos veranistas e moradores, é possível ter uma passagem de ano tranquila. Uma das principais orientações para o consumo responsável é saber usar a água tratada no horário de pico – das 10h às 18h. Neste período, a recomendação é para que a água seja utilizada prioritariamente para o preparo dos alimentos. Os banhos, neste horário, devem ser curtos”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes.

CAIXA-D’ÁGUA E PISCINAS – A Sanepar também recomenda que os veranistas e moradores do Litoral procurem instalar caixas-d’água adequadas ao uso no imóvel – quanto maior a quantidade de pessoas ou mais frequente o uso de água tratada em um negócio, maior deve ser o reservatório de água. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica que cada imóvel tenha caixa-d’água de pelo menos 500 litros, para atender as necessidades dos moradores por 24 horas.

Outra recomendação da Sanepar é cuidar da água das piscinas, evitando enchê-las no horário de pico e tratando a água, ao invés de descartá-la todos os dias. “Uma piscina de 5 mil litros corresponde ao consumo médio de uma família de 4 pessoas durante 15 dias. Esse é um cuidado que colabora para que todos tenham água durante o verão e ainda ajuda a reduzir a conta no final do mês”, lembra Arilson.

Na Região do Litoral, a empresa atende, atualmente, 76.624 ligações de água e 37.027 ligações de esgoto em Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia