Alunos do IFPR Paranaguá aprovados para Evento Internacional

O projeto SIPES – Sistema de Iluminação Pública com Energia Solar, começou a ser desenvolvido em março de 2016 pelos alunos Gabriel Belchior, Roberto Bornancin e Victor Gaspar, do curso superior de Tecnologia em Manutenção Industrial turma de 2016 do IFPR Paranaguá. Orientados pelos Professores Alexandre Dullius e Ivani Ferreira, o objetivo do projeto é criar um poste de iluminação pública que utilize a energia solar como fonte primaria de energia. O poste foi dimensionado para converter a energia solar em energia elétrica, que posteriormente pode ser utilizada para iluminação naquele mesmo ponto. A iluminação pública é extremamente importante em nossas cidades, auxiliando na segurança noturna, comércio, turismo e até o lazer das pessoas, quando presente em calçadas, ruas, ciclovias e parques.

A opção dos alunos por esse projeto se deu pelo contexto atual da sociedade, que necessita de mais fontes de energias renováveis para contribuir na sustentabilidade do planeta e reduzir o impacto que a acelerada demanda por energia vem gerando no mundo.

O SIPES já foi apresentado na 2ª SemE2PI (Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Invovação), no V SE2PIN (Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação) em Cascavel – PR e no V SINGEP( Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade em São Paulo- SP, onde levaram o primeiro lugar na categoria. Agora o trabalho foi também aprovado para apresentação na Conferência Internacional: “Empreendedorismo, Liderança Responsável e Desenvolvimento Econômico”, que acontecerá nos dias 14 a 16 de abril de 2017 no Massachusetts Institute of Technology – MIT, Campus Cambridge. A Conferência é co-patrocinada pela Universidade Bentley, Grupo de Estudos Iranianos no MIT, Southern New Hampshire University, Universidade Suffolk, Universidade de Rhode Island e Universidade Uninove, Brasil e tem como um dos tópicos de interesse para apresentação o de “Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável” (Natural Resources and Sustainable Development) onde o projeto se encaixa.

Para participar do evento, os alunos pretendem contar com apoio municipal e federal.

Para maiores esclarecimentos, favor contactar a comunicação do campus.

Instituto Federal do Paraná
Campus Paranaguá
Rua Antonio Carlos Rodrigues, 453
Porto Seguro – Paranaguá – PR
CEP: 83.215-750
(41) 3721-8318
www.paranagua.ifpr.edu.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia