Integração pelo desenvolvimento, Beto Richa e Geraldo Alckmin

São Paulo e Paraná são Estados irmãos. Se no passado já constituímos uma mesma província, hoje também nos une a determinação em contribuir cada vez mais com o país, por meio da geração de emprego e renda.

Lançamos nesta sexta-feira, dia 3, uma nova parceria denominada “Angra Doce”. Ela envolve esforços conjuntos de São Paulo e Paraná para promover o turismo ao longo da divisa entre os dois Estados.

Em área do rio Paranapanema e do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, a ação beneficiará os municípios paulistas de Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina e os paranaenses Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé. Ao todo, a população nessas localidades é de 300 mil pessoas.

Os governos estaduais irão trabalhar com prefeituras, Governo Federal, a iniciativa privada e a sociedade civil para a implantação plena do projeto. As agências de fomento e empresas estaduais atuarão na prospecção de novos negócios e potenciais investidores. As universidades estaduais serão convidadas a colocar em prática projetos de pesquisa locais. Haverá fomento à formação e fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos locais, bem como incentivo ao empreendedorismo. Novas portas serão abertas para o emprego.

As ações incluem a participação efetiva dos municípios em políticas relacionadas ao uso e ocupação do solo, saneamento básico (incluindo o manejo de águas pluviais) e resíduos sólidos. Também haverá avanços nas unidades de conservação, recuperação das áreas de preservação permanente e educação ambiental nas escolas e comunidades locais.

O Angra Doce seguirá as diretrizes do Programa Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, do qual São Paulo e Paraná fazem parte. A ideia é dar sustentabilidade ao crescimento regional e observar questões fundamentais relativas ao meio ambiente, aos direitos humanos, ao trabalho e à ética.

Iniciamos hoje, juntos, esse novo trabalho. São Paulo e Paraná somam esforços para criar um novo foco de desenvolvimento sustentável, de oferta de turismo e de emprego. Com essa iniciativa, o setor turístico paulista e paranaense amplia sua diversidade e demonstra sua condição de criar cada vez mais e melhores oportunidades para as pessoas.

Beto Richa é governador do Paraná.
Geraldo Alckmin é governador de São Paulo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia