1º Passeio Ciclístico de Aventura de Pontal do Paraná foi um sucesso

Além da participação da população e visitantes, evento contou com a presença da Polícia Militar e autoridades do Estado e Município

Quem participou do primeiro passeio ciclístico de aventura na Estrada Ecológica do Guaraguaçu na manhã do último domingo (12), além da atividade física, teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as histórias do Guaraguaçu e também dos índios que vivem na região. O evento foi realizado em parceria com o Governo do Estado e o Município de Pontal do Paraná.

Esse passeio faz parte do programa Ciclo Paraná, que visa incentivar a mobilidade não motorizada por bicicleta. Para a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Daniela Janaína Pereira Miranda, a parceria Estado e Município foi muito boa e irá se repetir.

“Nosso objetivo era iniciar esse Ciclo em Pontal do Paraná, e com certeza conseguimos. Temos outros projetos, e essa parceria com o Município irá se repetir”, afirmou a coordenadora.

Durante o percurso, os participantes contemplaram as belezas naturais do trajeto, que conta com bromélias, árvores nativas entre outras. As paradas culturais deram um ar mais interessante ao passeio, sendo a primeira delas no cemitério do Guaraguaçu, que de acordo com a população local tem mais de 200 anos, e sepultados lá, muitos dos colonizadores da região.

Para a lituana Rita Zostautaite, que mora com sua família em Pontal do Paraná há sete anos, e levou todos, inclusive seus filhos de quatro e sete anos para passear, o passeio além de ofertar boas paisagens, também foi de descobertas.

“O passeio foi bem legal! Interessante saber da história do município. Ver o sambaqui, passar pela reserva dos índios. A floresta foi impressionante com todas as flores e cores. A história do cemitério do Guaraguaçu também foi muito boa, eu não sabia que tinha cemitério lá. Com certeza chamarei meus vizinhos para as próximas”, contou a Rita.

Seguindo pela estrada que dá na reserva indígena Guarani M´bya, os participantes já puderam observar pelo caminho as conchas encontradas nos sambaquis, que foram utilizadas como pavimentação.

Ao chegar à comunidade, os participantes deixaram suas bicicletas e seguiram a pé por cerca de 1,5 km até chegar aos pontos mais esperados, o famoso forno de caieira e o Sambaqui do Guaraguaçu.

No secular forno de caiera, foi possível verificar o registro histórico da destruição colonial onde as conchas eram transformadas em cal. Atualmente o forno encontra-se circundado pela vegetação, mas continua marcando a história da população.

O Sambaqui do Guaraguaçu, tombado desde 1982 pela Curadoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura do Paraná, é uma montanha erguida por índios formada por acumulações de conchas, cascas de moluscos, ossos, restos de pesca e caça, cobertos por vegetação nativa. Para a comunidade indígena, o Sambaqui é um lugar sagrado, onde estão seus antepassados

Para o prefeito Marcos Fioravanti de Pontal do Paraná, que foi o guia cultural do passeio, essa iniciativa será mantida.

“A iniciativa de fazermos esse passeio na região do Guaraguaçu foi muito boa, pois além de mostrarmos para os turistas que no nosso litoral tem outras opções além das praias, também relembramos as histórias dos nossos antepassados. É um verdadeiro resgate histórico cultural, que pretendemos continuar incentivando”, completou o prefeito.

Antes do retorno, a organização do evento entregou para a comunidade indígena, parte dos sacos de ração que foram arrecadados na inscrição do evento.

Finalizando o evento, ao retornarem ao ponto de partida, os participantes puderam apreciar o tradicional Café Caiçara do Guaraguaçu, produzido pelas mulheres da comunidade, com produtos típicos da região como os deliciosos bolos de aipim e banana, pães de aipim, abóbora e sementes, sucos naturais entre outras delícias. Para a ciclista

“O passeio não poderia ter terminado melhor com esse café delicioso”, ressaltou a participante Thais Costa.

O 1º passeio ciclístico de aventura na Estrada Ecológica do Guaraguaçu é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná, e apoio: Copel, Sanepar, Detran e Polícia Militar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia