Pontal do Paraná realiza ação de coleta de pneus

O acúmulo de água em pneus é uma grande preocupação dos gestores públicos e também da população, afinal de contas, ele é um dos locais apropriados para servirem de criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.

Pensando nisso, aconteceu na última terça-feira (14), uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde e Recursos Naturais de Pontal do Paraná, para recolhimento de pneus.

A ação que abrangeu depósitos de recicláveis e borracharias do município recolheu cerca de 600 pneus.

Durante o ato, a equipe da Endemias da secretaria de Saúde realizou, também, a coleta de larvas, que serão analisadas para posteriormente confirmação ou descarte do Aedes aegypti.

A ação de coleta de pneus tem um caráter muito importante tanto na questão de saúde pública quanto na questão ambiental.

Para o diretor da secretaria de Recursos Naturais, Ricardo Aguiar, a coleta de além de evitar o acúmulo de água e a proliferação de vetores, evita o descarte na natureza.

“É sabido que os pneus descartados de forma inadequada são extremamente agressivos ao meio ambiente. O Município pretende ampliar a fiscalização e os mutirões de recolhimento”, informou o diretor.

Para o médico veterinário Marcelo Rocha da Silva, da equipe de Endemias, a conscientização da população e dos proprietários de estabelecimentos que podem vir a ter pneus armazenados é ainda a melhor forma de prevenção contra a Dengue.

“Realizamos a coleta desses pneus, mas contamos com o auxílio de todos para que não deixem água acumular. Os pneus para descarte devem ficar em local seco, sem contato com água. Por menor que seja a quantidade de água que fique parada nele, já é o suficiente para o mosquito depositar seus ovos”, reforçou Silva.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia