Festival de Minifoguetes promove, com sucesso, testes para a competição

Inscrições para o público e os participantes terminam dia 15

Três lançamentos, três experiências bem sucedidas. Deu tudo certo nos testes feitos hoje pelos organizadores do 4º Festival Brasileiro de Minifoguetes, que será promovido de 29 de abril a 1º de maio de 2017 no Centro Politécnico (em Curitiba) e na Fazenda do Canguiri (em Pinhais), ambos da UFPR. As inscrições para a competição prosseguem até sábado, dia 15 (para o público em geral e os participantes) e devem ser feitas exclusivamente pelo link: http://www.foguete.ufpr.br/festival/2017/festival-2017.htm. O festival deve reunir cerca de 300 pessoas, divididas em 30 grupos, que vão apresentar 70 lançamentos.

As novidades

A competição traz duas novidades importantes em 2017. A primeira é que retomará o lançamento de foguetes a uma altitude de até mil metros. “Por ser a categoria de maior apogeu, as pessoas vão gostar”, diz o professor do curso de Engenharia Mecânica e coordenador do Festival Brasileiro de Minifoguetes, Carlos Henrique Marchi.

A segunda é que o festival terá, pela primeira vez, a participação de alunos do ensino médio (do Colégio Estadual do Paraná e do Colégio Estadual Newton Freire Maia). Eles vão concorrer em duas das nove categorias do festival – o lançamento de foguetes a uma altura de até 50 metros e à altura de 100 metros. As sete demais categorias são para os estudantes das universidades que lançarem os aparelhos a alturas que variam de 50 metros a mil metros.

Hoje, foram testados três aparelhos. O menor e mais simples, da classe A, tinha potência de até 2,5 NS (Newton/segundos). Maior, mais potente (5 NS) e equipado com paraquedas e altímetro, o segundo foguete pertencia à classe C. Maior de todos, o terceiro pertencia à classe G e também tinha altímetro e paraquedas.

Lançamentos e exposições

No dia 29 de abril, no campo de futebol do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba, haverá os lançamentos dos minifoguetes. No dia 30, na Fazenda do Canguiri (em Pinhais, na Região Metropolitana), haverá o lançamento das máquinas. No mesmo dia, na sala PG-12 do Departamento de Engenharia Mecânica, no Setor de Tecnologia, haverá minicursos. E no dia 1º de maio haverá exposição de minifoguetes, feira de produtos ligados ao setor (sistemas de ignição, rampas de lançamento, altímetros etc) e concurso de fotografias.

Organizado pela Associação Brasileira de Minifoguetes, com o apoio da UFPR, Universidade Positivo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Curitiba e de Francisco Beltrão, OBA, Acrux, Bandeirante e Solve. Na UFPR, a atividade é coordenada pelo Grupo de Foguetes Carl Sagan, que reúne mais de 20 alunos e professores da graduação e da pós-graduação dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Matemática. A atividade objetiva uma avaliação de itens como a aerodinâmica, a propulsão e a trajetória dos foguetes. O programa preliminar está no link https://saci3.ufpr.br/data/solicitacao/10261_programa_preliminar_2016_09_10.pdfMais detalhes pelo portal http://www.foguete.ufpr.br/, pelo blog http://minifoguete.blogspot.com.br/ ou pelo email minifoguete@gmail.com.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia