Gestão da Saúde Pública do Paraná é apresentada para legisladores municipais de todo o país

O papel dos legisladores municipais no encaminhamento das demandas da saúde pública foi o primeiro tema debatido por vereadores de todo o país que participaram do encontro da União dos Vereadores do Brasil (UVB) na manhã desta quarta-feira (7), dentro da programação da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos. No painel “O Futuro da Saúde Pública”, o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, apresentou a experiência de gestão do estado do Paraná e falou sobre os desafios de manter um atendimento de qualidade à população.

Segundo o presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti (PMDB-RS), a saúde é uma das principais reivindicações da população, por isso conhecer o setor é prioritário e fundamental. “A vida acontece nos municípios. Os vereadores recebem todos os dias reclamações e solicitações por questões de saúde. Então, discutir esse tema e tentar encontrar soluções é muito importante para estarmos preparados para melhorar a vida da população”.

Caputo ressaltou a política municipalista adotada no Paraná, que aproximou os gestores municipais dos programas e projetos desenvolvidos pelo governo e afirmou que o futuro precisa ser planejado agora. “No presente precisamos fazer uma agenda de eficiência. Com certeza, há um subfinanciamento na saúde, mas também há a necessidade de fazer mais com menos. Nós não podemos deixar de ignorar essa crise que se arrasta há mais de dois anos. O futuro é importante, mas se constrói hoje com políticas focadas e com recursos que são destinados a questões que, de fato, impactam a saúde das pessoas”.

O secretário ressaltou ainda a parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná e o Governo do Estado. “Foi na atual gestão que a Assembleia Legislativa do Paraná começou a devolver recursos para o estado e trabalhar também no sentido de dar apoio às políticas públicas. Esse apoio é imprescindível”.

Durante a tarde, o foco dos debates será a formação legislativa e a valorização das Câmaras Municipais.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia