Soluções tecnológicas para o enfrentamento da violência são debatidas durante encontro em Foz do Iguaçu

Novas ferramentas tecnológicas para serem utilizadas em benefício da   área da segurança pública dos estados.  Este foi um dos temas abordados durante o painel “Soluções em segurança para mobilidade”, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (7), simultaneamente à 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Foz do Iguaçu.

O deputado estadual da Paraíba Ricardo Barbosa (PSB), que preside a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Unale, avalia que o evento é importante porque busca aproximar mais as políticas públicas da sociedade. “Estamos passando por uma fase crítica na relação sociedade-segurança pública. Precisamos otimizar e utilizar as inovações tecnológicas. Ferramentas que possam ser utilizadas no combate à violência, à insegurança”, disse.

Para apresentar parte dessas inovações, o palestrante foi André Romanin, executivo de Soluções Técnicas da Samsung. Ele trouxe conteúdos com as novidades que podem ser aplicadas nos estados a partir de políticas que se fazem necessárias para melhorar a segurança e o respeito à cidadania. Entre os exemplos, equipamentos modernos para as polícias e tecnologia de ponta para bloqueio de celulares em penitenciárias.

No segundo painel, “Economia circular, cidades inteligentes e soluções para a segurança”, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado, apontou caminhos para melhorar a relação entre sociedade e segurança pública.  “A maior parte (senão todas) as Assembleias Legislativas têm comissões permanentes de Segurança Pública, e a partir de eventos como este a gente espera que esse debate seja ampliado e que possa alcançar seu objetivo, que é melhorar a segurança no país, que está extremamente precária”, destacou Barbosa. Ele também reforçou a necessidade da criação de projetos efetivos na área de educação e a democratização do acesso à ciência e à tecnologia. “Sem educação não se vai a lugar algum. Vamos exigir mais dedicação e mais compromisso nas propostas apresentadas no Congresso”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia