APPA promove 2º Workshop de Gestão Ambiental Portuária e Curso de Sustentabilidade na Gestão Portuária

Dando sequência às atividades da semana do Meio Ambiente, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoveu nesta semana o 2º Workshop de Gestão Ambiental Portuária com técnicos das empresas que operam no Porto de Paranaguá e o Curso de Sustentabilidade na Gestão Portuária aberto à comunidade, em Antonina.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, comenta que estes eventos são oportunidades para troca de experiências e aprimoramento. “Nos últimos cinco anos, o Porto de Paranaguá saltou da 26ª para o 3º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), da Antaq. Isto ocorreu devido a um trabalho conjunto, que inclui também a conscientização da comunidade da região e as melhorias em gestão ambiental nas empresas que operam no Porto”, completou.

2º Workshop de Gestão Ambiental Portuária

O evento, que ocorreu dia 8 de junho, contou com palestra de educação ambiental e com apresentações dos representantes das empresas Cargill, Cattalini, Cotriguaçu, Interalli, TCP e Ponta do Félix, que explicaram suas ações e projetos institucionais na área de educação ambiental e na relação do porto com a cidade.

O diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno da Silveira Guimarães, reforça que atualmente, 75% das empresas que operam no porto realizam projetos de educação ambiental. “Com foco no desenvolvimento ambiental do porto, com arrendatários e toda a comunidade, estamos construindo as metas e indicadores que trabalharemos nos próximos anos”, complementa.

Nesta edição, os participantes do grupo de trabalho puderam também avaliar e discutir as melhorias e mudanças ocorridas desde o último workshop, que aconteceu em 2016, e assumiram compromissos com relação ao tema.

O participante Gustavo Dias, Engenheiro Ambiental da empresa Fospar, comenta a importância desta discussão e enfatiza: “Esta troca que estamos realizando possibilita entendermos o que pode ser feito e melhorado, e o que já está dando certo, para que possamos aprimorar nossos programas ambientais com a comunidade parnanguara”. Representante da empresa Cattallini, Fernando Pereira dos Santos, complementou: “estas ações geram ideias para desenvolver boas práticas em nossas empresas”.

Curso de Sustentabilidade na Gestão Portuária – Antonina

Nesta última sexta feira, dia 9 de junho, em Antonina, a Appa promoveu o Curso sobre Sustentabilidade na Gestão Portuária. A capacitação que era gratuita e aberta para a comunidade, recebeu 21 participantes. O mesmo curso foi realizado também em Paranaguá, no dia 5 de junho.

Foram abordados temas como: Emergências Ambientais (exigências legais e estrutura existente na Appa), Gerenciamento de Água de Lastro (legislação nacional e internacional), e avifauna (monitoramento e os cuidados).

A participante Ivete Esquinazi, professora da escola estadual Dr. Brasilio Machado, comenta que é primordial este contato para esclarecimento junto à comunidade. “Eu trouxe alguns alunos para o evento, pois as temáticas de meio ambiente e segurança tem grande relação com o que discutimos em sala de aula. Agora, estamos entendendo como esta teoria acontece na prática”, disse.

Luciano Alves Enes, Padre da Paróquia de Antonina, também participou do evento e comentou a relevância de aproximar o porto da comunidade. “É importante trazer para a população de Antonina esta preocupação com a sustentabilidade e entender como os profissionais do porto trabalham com estas questões”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia