MATINHOS COMPLETA 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO COM EVENTOS PELA CIDADE

Na ultima segunda-feira (12), foi comemorada os 50 anos de emancipação da cidade de Matinhos. O lindo dia de sol ajudou para que todos pudessem participar e celebrar este dia.

A cidade de Matinhos estava diretamente ligada a Guaratuba até 1938, quando, por ato do Manoel Ribas, Guaratuba perdeu sua autonomia política, passando a pertencer ao município de Paranaguá.

Pela Lei n° 613 do dia 27 de janeiro de 1951, Matinhos foi elevado à condição de distrito, ligado diretamente a Paranaguá, de quem se desmembrou a 12 de junho de 1967, pela Lei Estadual n° 05, sancionada pelo governador Paulo Pimentel, ganhando a condição de município emancipado.

De origem geográfica, sua denominação decorre da abundância de vegetação rasteira, típica da planície litorânea do Paraná. “Matinhos” é uma palavra formada pelo termo “mato” acrescido do sufixo nominativo masculino plural “inhos”.

Pico de Matinhos

A instalação do novo município se deu solenemente no dia 19 de dezembro de 1968, ocasião em que ocorreu a posse das autoridades municipais eleitas.

 

Comemoração

As festividades contaram com feira cultural, artesanal, gastronômica e de lazer.  Também podem ser acompanhadas as apresentações teatrais, show pirotécnico e musical, missa solene, ato cívico e desfile escolar.

Desfile comemorativo
Feira de artesanato

 

Participaram do evento: Banda da Policia Militar, Pelotão da Marinha do Brasil, Cadetes da Academia Militar do Guatupê, Bombeiros, Força Verde, Guarda Mirim, Guarda Civil Municipal, APAE, Desbravadores, Moto Clube dentre outros.

Ato Cívico

 

Lazer

 

Fotos: Nosso Litoral, Prefeitura de Matinhos, Nahayana Fiore

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia