SEBRAE realiza workshop com lideranças do Litoral Paranaense

Nos dias 26 e 27 de junho foi realizado um workshop no SESC Caiobá, organizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para lideranças municipais do litoral, com o intuito de trabalhar a criação e desenvolvimento do projeto denominado de Comitê Territorial do Litoral do Paraná.

Com o objetivo de sensibilizar e estimular as lideranças para compreender a dinâmica do desenvolvimento econômico dos territórios, e colocar a sua ação de líder na articulação de condições para melhorar o ambiente de negócio para as MPE’s (Micros e Pequenas Empresas), a palestra teve como tema: Realidades em Transformação – o papel do líder. “Esses dois dias de palestras supriram com as expectativas. As temáticas foram abordadas de maneira coerente, e vão servir para passar para a formação do Comitê de Desenvolvimento Territorial. (…) Eu vejo um futuro promissor para o litoral paranaense”, relatou Deisi Leal, Diretora do Departamento de Comércio e Serviço da Prefeitura de Paranaguá.

Paulo Vieira, palestrante

No dia 21 de junho, ocorreu o primeiro encontro das lideranças que teve como foco a importância do desenvolvimento territorial. Gilberto Keserle, representante do SEBRAE da Regional Leste, descreveu a importância desses encontros “As lideranças devem ter consciência do seu papel no desenvolvimento territorial. É preciso executar com os recursos disponíveis ações de prioridades, produzir e reproduzir”.

Gilberto Espinosa, Presidente da ACIAPAR (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná), esteve presente nos dois dias do evento e disse em entrevista que os sinais de desenvolvimento começam aparecer com as oportunidades de interação com representantes de Matinhos e Guaratuba “Esses município são uma continuidade de Pontal, é essencial essa troca de informação. (…) Teremos grandes resultados nos próximos meses, e tenho certeza que o desenvolvimento de Pontal do Paraná vai junto com essas cidades. (…) Acredito que já podemos sonhar com aponte Guaratuba/ Matinhos, e que esse esforço vai trazer bons resultados”. Ele também acrescentou “Meus parabéns ao Jornal Tribuna do Litoral pela cobertura que faz e presença, pelo empenho que tem no desenvolvimento pelo Litoral do Paraná, e principalmente por Pontal”.

Participaram do workshop, representantes da iniciativa privada e pública de quatro dos sete municípios litorâneos se fazem presente. O prefeito de Pontal do Paraná Marcos Casquinha se fez presente na manhã de terça-feira (27) no workshop, como incentivo aos representantes da ACIAPAR, e os demais participantes.

No próximo dia 27 de julho será realizado o último encontro das lideranças, que terá como tema “Saindo da ideia para a prática”. “Acredito que no próximo evento vamos colocar em prática tudo o que foi dito, e trabalhado nos Comitês de cada cidade, com seus grupos de lideranças mais organizados e com a ideia e agendas de prioridades mais trabalhadas”, referiu Luiz Michaliszyn, Presidente da ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia