Relações governamentais serão debatidas em evento da Escola do Legislativo na terça-feira (4)

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima terça-feira (4), a partir das 9h30, em seu Plenarinho, um ciclo de palestras intitulado “Relações Governamentais: perspectivas e tendências”. O objetivo é permitir aos participantes a melhor compreensão sobre as relações instituídas entre os segmentos governamentais e as diferentes esferas e grupos de organizações da iniciativa privada ou do terceiro setor. O impacto destas relações no aprimoramento e no fortalecimento da democracia também será um dos enfoques do evento, permitindo assim uma reflexão sobre os mecanismos de aproximação entre a sociedade organizada e o poder público.

Para o diretor Legislativo Dylliardi Alessi, a participação da sociedade auxilia inclusive na melhor compreensão das diferentes temáticas por parte dos deputados, influenciando os próprios resultados da atividade parlamentar. Alessi ressalta que o conhecimento técnico ou a expertise das organizações é mais uma fonte que pode, no caso do Poder Legislativo, ser essencial para as boas práticas no processo legislativo. “A sociedade civil organizada precisa participar do processo legislativo. Muitas vezes os parlamentares não têm um conhecimento técnico especializado sobre um assunto específico. É importante, então, que as pessoas participem”, afirmou.

Segundo Alessi, a ideia de relações inadequadas entre o poder público e as instituições não governamentais ou privadas já está ultrapassada. O diretor defende inclusive maior abertura e o envolvimento da sociedade. “A participação democrática está cada vez maior. E num processo histórico isso vai se aperfeiçoando, vamos tirando aquela ideia de demonização das relações governamentais, que estão apenas vinculadas com recursos financeiros, com coisas imorais ou ilegais”.

Palestrantes – Os painéis serão ministrados por Juliano Griebeler e Felipe Salomão. O evento contará ainda com a presença da debatedora Letícia Rezende. As palestras são abertas aos servidores públicos, estudantes e interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site da Alep em (http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo/).

Juliano Griebeler é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná e bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição, diretor de Relações Governamentais na Barral M Jorge Consultores Associados, e desenvolveu pesquisas acadêmicas nas áreas de processo legislativo, relações governamentais e ação política.

Felipe Salomão atua no setor de Relações Institucionais do Grupo O Boticário e é coordenador do Comitê de Relações Institucionais da Câmara Americana de Comércio em Curitiba. Tem formação em Relações Internacionais pela UniCuritiba e Universidade Técnica de Lisboa, e MBA em Management pela FAE Business School.

Coordenadora do Núcleo de Assuntos Legislativos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) desde 2010, Letícia Rezende é formada em Direito pela UniCuritiba e integrante do Conselho de Tributação da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia