Repensar o Brasil, repensar a UFPR, repensar a cultura

Toda cidade tem fala e memória, que precisam ser ouvidas e preservadas. É com esta intenção que o Festival de Inverno da UFPR chega a Antonina este ano: para reavivar a memória da cidade e resgatar sua vocação como lugar de produção e expressão cultural, palco de manifestações populares diversas.
Esta edição do Festival é resultado do triunfo da criatividade e da parceria sobre os obstáculos encontrados ao longo da preparação do evento. Sob novas gestões, tanto a Universidade quanto a Prefeitura de Antonina empenharam-se no diálogo permanente com a comunidade local, comerciários, entidades, comunidades, grupos, para tornar o evento realidade.
O Festival de Inverno deste ano retoma a praça como espaço de encontro, de diálogo, de festa, como lugar da pulsão e da liberdade da cultura. Nesse espírito, o evento chega à cidade como um cortejo, chamando a comunidade antoninense e os artistas populares para que participem das atividades. É no espaço do coreto da cidade que os artistas convidados desfilarão suas músicas, seu som, seu calor para todos participantes do Festival.
Na toada da valorização da cidade, teremos a seresta, que resgatará as canções das casas de Antonina, e, no encerramento, o baile de carnaval, com a participação de escolas de samba e blocos locais.
A programação inclui ainda as tradicionais oficinas, com diversas temáticas e para diferentes públicos, além de atividades paralelas já consolidadas, como o passeio ciclístico, Cinema do Sesc e a Praça de Lazer.
Além das novidades programadas para Antonina, pela primeira vez o Festival avança para outras cidades do Litoral onde a UFPR está presente, atendendo a uma antiga demanda da nossa comunidade acadêmica. Vamos levar uma pequena mas significativa amostra de ações culturais para Matinhos e para o Museu de Arqueologia e Etnologia, em Paranaguá. São oficinas de museologia, performance e corpo, além de apresentações culturais, lançamento de livro e feira gastronômica.
Assim, o 27º Festival de Inverno renova o compromisso da UFPR com a cultura e representa mais uma vez a pluralidade cultural do nosso Paraná, de Antonina e da Universidade. Cumpre também o seu papel de promover a democratização do acesso aos bens culturais e de contribuir para a construção de uma cidadania cultural.
O nosso agradecimento a todos os envolvidos/as neste processo, aos patrocinadores que confiaram nesta proposta, aos parceiros institucionais, à equipe da Prefeitura de Antonina, a todas unidades da UFPR que possibilitam a logística do Festival, às equipes descentralizadas de Matinhos e Paranaguá e, principalmente à incansável e eficiente equipe da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
O nosso desejo é que você se divirta, conheça, aprenda, troque, se envolva com a cidade, fazendo com que o 27º Festival de Inverno seja uma grande festa popular da diversidade cultural.

 

Ricardo Marcelo da Fonseca – Reitor
Graciela Bólzon de Muniz – Vice-Reitora
Leandro Franklin Gorsdorf – Pró-Reitor de Extensão e Cultura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia