• anuncio-freefarma anuncio-freefarma
  • Trevao-anuncio300X100 Trevao-anuncio300X100

Mutirão da Cidadania reúne 130 serviços do Estado e prefeitura

Mutirão da Cidadania reúne 130 serviços do Estado e prefeitura

O governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, abriram nesta segunda-feira (07) o Mutirão da Cidadania do Bairro Novo, na região Sul da capital. Cerca de 130 diferentes serviços serão oferecidos à população pelo Governo do Estado e a prefeitura da capital, até o sábado (12). São serviços nas áreas da saúde, educação, segurança, trabalho, assistência social e meio ambiente e também da Copel, Sanepar, Detran e Procon.

O governador afirmou que, além da feira de serviços, a região foi escolhida para as primeiras obras do convênio de R$ 29,5 milhões firmado entre o Estado e o município para recuperação de 61 vias, em bairros de todas as regionais da capital. Na Regional do Bairro Novo serão executadas obras de revitalização de oito quilômetros de ruas por meio de recape e fresagem. “As obras já começam nesta semana aqui no Sítio Cercado”, ressaltou Richa.

Além do Bairro Novo, moradores dos bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará também são beneficiados pelo Mutirão da Cidadania. “A ideia é trazer os serviços do Governo do Estado e da prefeitura mais próximos dos cidadãos, na comunidade onde moram. É democratizar e facilitar o acesso da população aos serviços do poder público”, afirmou Richa, lembrando que ainda neste ano serão realizados mutirões nas regionais Cajuru e CIC.

A proposta, de acordo com o prefeito Rafael Greca, é fazer o evento nas dez regionais até o próximo aniversário de Curitiba, em 29 de março. “O governo tem que estar onde o povo está, por isso as equipes da prefeitura e do Governo do Paraná se somam neste Mutirão da Cidadania”, afirmou.

“O entrosamento do Governo do Estado com a prefeitura e a integração das secretarias vai melhorar as condições da população do Bairro Novo. A ideia é levar essas ações para outros bairros e para as cidades da Região Metropolitana”, explicou o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

CARTEIRA DE IDENTIDADE – Os serviços mais procurados são a emissão de carteira de Identidade e carteira de trabalho e o atendimento da Agência do Trabalhador para a consulta a oportunidades de emprego. De segunda a sexta-feira, serão distribuídas 300 senhas para a emissão da carteira de identidade. No sábado, 500 senhas serão disponibilizadas.

A comerciante Neide Amorim, de 46 anos, aproveitou o mutirão para fazer a carteira de identidade da filha Júlia, de 8 anos. “A gente tenta agendar para fazer na Rua da Cidadania, mas é muito difícil, porque a procura é muito grande. Achei a inciativa ótima, as pessoas do Bairro Novo precisam muito desses serviços”, disse.

O mesmo serviço foi procurado pela vendedora Deise dos Anjos, de 27 anos, que levou a filha Sabrynna, de 7 anos, para fazer a identidade, e a mãe, Solange, para a emissão da segunda via do documento. “Sempre pedem a documentação da minha filha, só a certidão de nascimento não é mais suficiente. E o mutirão facilita porque é mais rápido. Vou aproveitar a feira para atualizar o cadastro do Detran e visitar os outros serviços também”, disse Deise.

Wellington Ocimar Ceolin, de 28 anos, está desempregado há dois anos e procurou uma vaga de motorista no estande da Agência do Trabalhador. “É uma iniciativa muito boa. Em dias normais, é preciso chegar muito cedo, às 5 horas da manhã, para conseguir uma vaga. Aqui tem a facilidade de vir depois do almoço e é bem mais rápido. Achei bem melhor”, afirmou.

BENEFÍCIOS – O secretário para Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno, explicou que todos os 150 mil habitantes da regional serão impactados pelos serviços. “Todos os moradores, direta ou indiretamente, vão receber algum tipo de benefício, porque além dos serviços da feira, temos também melhorias nas ruas, calçadas, troca de lâmpadas queimadas”, disse.

Durante o Mutirão, diversos órgãos do Governo do Paraná vão esclarecer dúvidas sobre os programas estaduais, como a devolução de impostos por meio do Nota Paraná, o registro de famílias que podem ter a tarifa social da Sanepar e o acesso a crédito da Fomento Paraná, instituição financeira do Estado. Além disso, haverá atividades culturais, de esporte e lazer.

Também foi instalado um hospital de campanha, onde os cidadãos poderão fazer testes rápidos, como o para detectar doenças sexualmente transmissíveis, e fazer a aferição de pressão.

PRESENÇAS – Participaram da abertura do Mutirão da Cidadania as secretárias da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da Educação, Ana Seres; os secretários da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior; da Cultura, João Luiz Fiani; da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti; o chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel; os presidentes da Copel, Antonio Guetter; da Sanepar, Mounir Chaowiche; do Detran, Marcos Traad; e do ITCG, Amílcar Cabral; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato; o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Reis; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; e o deputado federal Luciano Ducci.

Clique aquie confira os serviços oferecidos pelo Governo do Estado.

Mutirão da Cidadania

Onde: Clube da Gente Bairro Novo, na Rua Marcolina Caetana Chaves, nº 150 – Sítio Cercado

Quando: De segunda-feira (7) a sexta (11), das 13h às 19h, e sábado (12), das 9h às 17h

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br