• anuncio-freefarma anuncio-freefarma
  • Trevao-anuncio300X100 Trevao-anuncio300X100

Maçonaria Litorânea marca presença na cerimônia de aniversário de 163 anos da PMPR

Maçonaria Litorânea marca presença na cerimônia de aniversário de 163 anos da PMPR

Na manhã desta quinta-feira (10), representantes das Lojas Maçônicas Perseverança, Gonçalves Ledo e Taberna da Pirâmide, bem como do Capitulo Templários do Atlântico 901 da Ordem Demolay, participaram de solenidade militar alusiva ao aniversário de 163 anos da Polícia Militar do Paraná (PMPR) ocorrida no 9º Batalhão da corporação no Aeroparque, com a presença do Comandante-Geral da PMPR, Coronel Maurício Tortato, do Major Adauto Nascimento Giraldes Almeida, atualmente respondendo pelo Comando do 9º Batalhão de Policia Militar, do Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros de Paranaguá, Major Jair Pereira, entre outras autoridades presentes. Em seu disrcuso, o Major Giraldes fez questão de agradecer à Maçonaria pelos serviços prestados para a sociedade de todo o Litoral.

De Paranaguá, representaram na solenidade a Loja Maçônica Perseverança, o Venerável Mestre, Daniel Gonçalves de Jesus Filho e o bombeiro militar José Domanski Júnior, ao lado do Venerável Mestre da Loja Maçônica Gonçalves Ledo, Maike dos Santos. Componentes da Loja Maçônica Taberna da Pirâmide, de Pontal do Paraná, Roberto Stelmacki Junior,                        o vereador Weldson Silva “Baiano”, João Carlos Lima e Wagner Perin estiveram na cerimônia, reforçando o apoio da PMPR na garantia de uma sociedade justa, fraterna e segura para todos os cidadãos.

“A Polícia Militar possui a missão contínua de garantir uma sociedade pacífica, justa e fraterna. Agradecemos ao apoio de todas as autoridades municipais e estaduais, as autoridades militares, as guardas mirins presentes, as Lojas Maçônicas e os DeMolays. Se temos uma sociedade pacífica em Paranaguá e no Litoral é graças ao trabalho incansável da PMPR, que comemora seus 163 anos nesta data”, afirma o Major Giraldes, representando a palavra do Comandante-Geral da PMPR na solenidade. “Nós, como autoridades, temos o dever de servir à sociedade. Quão bom é fazer parte desta família da PMPR”, completa.

A presidente da Guarda Mirim de Pontal do Paraná, Vani de Borba, destacou o papel essencial da Maçonaria, por meio da Loja Taberna da Pirâmide, para o funcionamento da corporação no município, repassando ensinamentos cívicos, éticos e de fraternidade para crianças e jovens. “A Guarda Mirim foi criada em 2012 por mim e hoje possuímos 47 crianças de 07 a 17 anos. A entidade é totalmente sem fins lucrativos, sem dependência de município e Estado, trabalhamos com doação. A Maçonaria possui extrema importância neste trabalho”, completa.

De acordo com Vani de Borba, João Carlos de Lima, um dos representantes da Loja Taberna da Pirâmide, foi um dos principais responsáveis em firmar a parceria entre a Ordem e a Guarda Mirim em Pontal do Paraná. “Ele está sempre colaborando conosco. A Maçonaria hoje deveria estar presente em todos os lugares possíveis”, comenta. Segundo ela, ações pontuais são realizadas com a sociedade e com escolas, tirando os jovens, muitos em vulnerabilidade social, com cursos e ensinamentos cívicos, algo que funciona semanalmente no Quartel da PMPR em Pontal do Paraná e em uma sede própria no balneário Praia de Leste.

 

Crédito das fotografias e texto: Leonardo Quintana Bernardi