Aciapar participa de encontro de associações comerciais do litoral

Aciapar participa de encontro de associações comerciais do litoral

Na tarde desta quarta-feira, 04 de Outubro, o presidente da ACIAPAR, Gilberto Espinosa juntamente com a secretária executiva Dione Djala, participaram em Paranaguá de um encontro promovido pelo Sebrae que debateu o Ecossistema Empreendedor da região.

Durante a reunião os representantes das cidades de Morretes: Cristiane Aparecida Maroni; Antonina: Hélcio Fonseca; Guaratuba: Francine Cotoski; Paranaguá: Anwar Hamud; e Pontal do Paraná já citados acima, ‘discutiram’ a questão empreendedora dos municípios e suas características.

Os temas abordados foram cultura, infraestrutura, capacidades, comunidade, ambiente, modelos de empreendedorismo, recursos, lideranças, atividades praticadas, stakeholders e conexões do sistema empreendedor municipal.

Foi aplicado, na ocasião, um questionário que os representantes das cidades litorâneas responderam de acordo com seus conhecimentos referentes aos temas abordados em ralação ao município, onde posteriormente será utilizado em um estudo de mercado empreendedor realizado pelo Sebrae.

A reunião foi conduzida por Caren dos Santos e Marcelo Cantero de Castro, Consultores Executivos do Sebrae, que por sua vez realiza um estudo de comércio em todo o litoral afim de levantar informações precisas do empreendedorismo regional.

“Para nós da ACIAPAR, é muito importante estas reuniões que além de interação entre os municípios, nos proporciona conhecer as características das cidades vizinhas e até mesmo obter informações desconhecidas de nosso próprio município, como o mercado, o capital humano, suporte, cultura, finanças e política”, comenta Gilberto Espinosa.

No que diz respeito ao nosso município foram citados casos de inovações locais, como por exemplo, a implantação do Porto Pontal que já possui data de inicio das operações o que em paralelo irá atrair uma grande demanda de empresas que se instalarão no município, o despertar de interesse de capacitação de pessoas que queiram enquadrar-se no segmento empresarial, entre outros atrativos.

“Estamos sempre à disposição do comércio Pontalense, além de oferecermos à população capacitação e qualidade de atendimento em diversas áreas comerciais, o que faz com que a ACIAPAR se destaque na questão referência em negócios”, finaliza Espinosa.

ASSESSORIA – TRIBUNA DO LITORAL