Coro da UFPR encerra atividades deste ano intepretando o Requiem de Dvoräk

Coro da UFPR encerra atividades deste ano intepretando o Requiem de Dvoräk

Para fechar 2017, em grande estilo, o Coro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) brinda o público com o Requiem do compositor tcheco, Antonin Dvoräk (1841/1904). As apresentações serão de 6 a 9 de dezembro, às 20h30, no Teatro da Reitoria.

O Requiem de Dvoräk escrito em 1890 é uma das obras mais profundas do compositor, na qual ele coloca a vida após a morte acima de sua existência sobre a Terra, demonstrando a continuidade da consciência nos dois estados. A obra é dividida em 13 partes: Requiem aeternam; Graduale; Dies irae; Tuba mirum; Quid sum miser; Recordare, Jesu pie; Confutatis maledictis; Lacrimosa; Offertorium; Hostias; Sanctus; Pie Jesu e Agnus Dei.

Os solos são apresentados por 21cantores: Sopranos, Mezzo sopranos, Tenores e Barítonos, todos são integrantes do coro que se dividirão nos quatro dias de apresentações.

Este é o terceiro Requiem apresentado pelo Coro da UFPR este ano. O primeiro foi de Mozart, que abriu a temporada no mês do julho e o segundo, o de Gabriel Fauré apresentado em outubro. “Estas obras foram escolhidas este ano por suas belezas individuais e também pelas dificuldades técnicas, razão para o exercício de concentratação e interpretação, ferramentas com a quais trabalhamos com os cantores”, diz Alvaro Nadolny, regente e diretor artístico do grupo. Para o desenvolvimento individual de cada componente do Coro são oferecidas aulas de solfejo, técnica de canto, teoria e interpretação.

O número de coralistas do Coro da UFPR é rotativo, este ano conta com 92 integrantes selecionados através de teste, realizado anualmente. Podem participar pessoas da comunidade e alunos de escolas de canto. O Coro foi criado pelo maestro italiano Mario Garau, falecido em 2013 e muitos cantores permanecem até hoje. Nessas seis décadas já passaram pelo grupo aproximadamente 8 mil cantores.

Serviço:
Concerto do Coro da UFPR (Universidade Federal do Paraná)
Réquiem de Antonin Dvoräk
Dias: 6, 7, 8 e 9 de dezembro (de quarta a sábado), às 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 – Curitiba – Centro) Entrada: 1 litro de leite longa vida ou em pó – que será doado Instituto Semeando a Paz.
Direção artística e regência: Alvaro Nadolny. Regente assistente: Felipe Biesek. Pianistas: Karina Ferrer Ginest e Herme Drechsel.