Feira da Lua no Rocio é o primeiro passo para melhorias no bairro

Feira da Lua no Rocio é o primeiro passo para melhorias no bairro

Reunidos no dia 05 de dezembro, os moradores do bairro do Rocio, em Paranaguá, organizaram pauta dos pedidos urgentes para serem encaminhados aos órgãos competentes, traçaram plano de ação para revitalizar o bairro e comemoraram a realização da Feira da Lua na Praça da Fé.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro do Rocio, Patrice dos Santos, realizou, juntamente com o reitor do santuário estadual, Joaquim Parron, uma reunião com os moradores do bairro na noite desta terça-feira, 05, no salão pastoral.

Na reunião foi organizada uma lista de reivindicações consideradas de emergência pelos moradores para ser levada às autoridades municipais e estaduais. Um dos problemas sérios apontados foi o abandono de um grande terreno na entrada do bairro, considerado como um criadouro do mosquito da dengue e outras zoonoses, além de ser mal iluminado, trazendo riscos para a segurança das pessoas.

O morador Cleverson França, levou na reunião e distribuiu aos presentes uma relação com os problemas e necessidades do bairro, que ele identificou, “ficamos tristes em ouvir os comentários de que o bairro só existe durante a festa da Padroeira do Paraná, aqui no Rocio, temos o desejo de otimizar os espaços públicos para serem usados pela população o ano todo e revitalizar este lugar”. Cleverson disse que o abandono do bairro certamente traz tristeza e vergonha para toda a população da cidade, “um lugar que atrai tantas pessoas de fora, não deveria causar impressão de ser abandonado”, afirmou.

Com a repercussão da postagem dele num grupo de reclamações do facebook, onde escreve: “Quero reclamar para que a feira da lua passe a ser sediada também no bairro do Rocio”, aconteceu uma forte mobilização popular junto a secretária de Agricultura e Pesca, Morgana Gonçalves, responsável pela organização da feira e outras autoridades que foram receptivos a ideia.

Como resultado, a primeira edição da Feira da Lua, na praça do Rocio, será no próximo dia 07 de dezembro, quinta-feira a partir das 17 horas. A perspectiva é que o evento seja realizado ao menos uma vez por mês naquele local. Os moradores comemoraram a notícia considerando como um primeiro passo para o bairro receber mais atenção das autoridades e conseguir melhorias como iluminação, segurança e urbanização.