Respeito no trânsito continua em pauta nos espetáculos da Viradinha Cultural desta semana

São peças de teatro, espetáculos circenses e contação de histórias voltados ao público infantojuvenil. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Nesta quinta, dia 25 de janeiro, o público poderá conferir a peça “O Mundo Mágico do Palhaço Picolé – No Trânsito não se Brinca”. O espetáculo busca resgatar a cultura milenar circense por meio da figura do palhaço tradicional. O público tem a sensação de estar dentro de um circo, com o cenário, som e luz que remetem ao mundo do picadeiro. E as crianças ainda aprendem lições de trânsito e cidadania por meio de esquetes cômicos e recebem várias dicas do quão importante é estar atento quando o assunto é o trânsito.

Sexta-feira, 26, é dia da contação de história do “Giuseppe”. Imigrante italiano humilde, Giuseppe sempre viveu na zona rural. Certo dia toma coragem, pega sua maleta e parte para ver de perto tudo que ouviu sobre a cidade grande. Chegando lá, descobre que a cidade é bem diferente da zona rural e que não se pode sair pelas ruas livre e despreocupado. Com a ajuda de vovó Josefina, Giuseppe vai aprender tudo que é necessário para ser um bom cidadão.

Educação no trânsito também é abordada na peça “Se Essa Terra Fosse Minha”, que será apresentada no sábado, 27 de janeiro. A história provoca nas crianças o sentimento de cuidado com o planeta, começando pelos pequenos espaços, em casa, na escola, na rua e no bairro, abordando a importância da coleta seletiva, reciclagem do lixo e respeito às leis de trânsito.

“No Trânsito não se Brinca” apresenta, de forma bem humorada, situações do cotidiano que envolve problemas e infrações de trânsito, arrancando gargalhadas do público e transmitindo mensagens importantes sobre educação do trânsito. O espetáculo será apresentado no domingo, dia 28 de janeiro.

Todas as apresentação são realizadas na tenda SEEC/Detran-PR localizada na Avenida Atlântica, 2800, no Balneário Caiobá, em Matinhos-PR.

A Viradinha Cultural integra a Operação Verão Paraná, do Governo do Estado, e sua realização é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Serviço

Apresentações culturais da Viradinha Cultural Paraná 2018
6 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018
Quinta a domingo às 17h30
25 jan | O Mundo Mágico do Palhaço Picolé
26 jan | Giuseppe
27 jan | Se Essa Terra Fosse Minha
28 jan | No Trânsito não se Brinca
Balneário de Caiobá, Matinhos-PR
Programação completa: www.cultura.pr.gov.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia