Ilusionismo, circo, contação de histórias e teatro na programação da Viradinha Cultural

A Viradinha Cultural Paraná 2018 apresenta de quinta a domingo, sempre às 17h30, um espetáculo divertido e educativo na tenda montada no Balneário de Caiobá, em Matinhos.

Ilusionismo, circo, contação de histórias e teatro na programação da Viradinha Cultural

Os espetáculos sempre abordam a temática da Educação no Trânsito em forma de peças de teatro, apresentações circenses e contação de histórias. Voltado especialmente ao público infantojuvenil, mas aberto para a toda a família, a entrada é gratuita e a classificação livre.

Nesta quinta, dia 1º de fevereiro, o público poderá conferir o espetáculo “A Mágica do Trânsito”, que mistura ilusionismo e circo. O ilusionista Gui Parras e o palhaço Bembem vão mostrar ao público que a mágica do trânsito é não tentar fazer mágica no trânsito, como os motociclistas que tentam ocupar o mesmo lugar de outros ao mesmo tempo, pedestres que parecem querer se teletransportar de um lado da calçada para o outro sem usar a faixa e desconsiderando a velocidade dos automóveis, motoristas tentando tirar algum coelho da cartola quando são questionados por um agente de trânsito sobre o uso do cinto.

Sexta-feira, 2 de fevereiro, é dia da contação de história “Fabulosas”. São histórias para crianças pautadas em três fábulas de autores diferentes: Esopo, La Fontaine e Hans Christian Andersen. O enredo apresenta uma disputa entre os três autores para decidirem quem é “O Maior Fabulista de todos os Tempos”. A disputa – que se mostrará não tão necessária ao final – conta com o júri das crianças. Nessa adaptação, “A Cigarra e a Formiga” vira “A Cigarra a 10 por hora e a Formiga a 200”. “Soldadinho de Chumbo” se torna “Soldadinho Pé de Chumbo”, entre outras.

No “Show do Menestrel – Se Beber não Dirija”, que será exibido no sábado, dia 3, o personagem principal, o Menestrel, começa cantando e envolvendo o público com cantigas de roda. Toda a peça é envolvida por muita música, com os personagens cantando e tocando instrumentos. Em certo momento, o Menestrel apresenta o Sr. Bafólogo, que alerta sobre os perigos de beber e dirigir, cantando e tocando seu pandeiro. Depois entra em cena o mágico Delfos, que encanta o público com suas habilidades.

“Se Essa Rua… Se Essa Rua…” é o espetáculo de domingo, dia 4 de fevereiro. Ritinha é uma menina do interior que chega à cidade e encontra o caos no trânsito, motoristas apressados, correria e muito stress. Abrindo sua mala, embarca numa aventura em mundos imaginários, onde são essenciais a disciplina, a flexibilidade e a generosidade. Em seu retorno para a cidade, percebe que devemos ter virtudes na vida e não somente no trânsito.

Todas as apresentação são realizadas na tenda SEEC/Detran-PR localizada na Avenida Atlântica, 2800, no Balneário Caiobá, em Matinhos-PR.

A Viradinha Cultural integra a Operação Verão Paraná, do Governo do Estado, e sua realização é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Serviço
Apresentações culturais da Viradinha Cultural Paraná 2018
6 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018
Quinta a domingo às 17h30

1 fev | A Mágica do Trânsito
2 fev | Fabulosas
3 fev | Show do Menestrel – Se Beber não Dirija
4 fev | Se Essa Rua… Se Essa Rua…

Balneário de Caiobá, Matinhos-PR
Programação completa: www.cultura.pr.gov.br