Ônibus Lilás informa sobre direitos das mulheres no Litoral

No veículo, preparado e equipado com espaço individual e sigiloso, são dadas informações sobre violência contra mulher e formas de proteção. Só nesta temporada a unidade móvel atendeu 1.366 mulheres.

Ônibus Lilás informa sobre direitos das mulheres no Litoral

A unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres, o Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, estará neste fim de semana de Carnaval em Matinhos. No primeiro ciclo de atendimentos no Verão Paraná, o veículo percorreu quatro importantes balneários, em quatro fins de semana, quando 1.366 mulheres procuraram o serviço.

O Ônibus Lilás passou por Santa Helena, no Oeste do Estado, e Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral. Neste fim de semana (10 e 11), a unidade recomeça as visitas nas praias e no próximo (17 e 18) estará em Guaratuba. Os locais escolhidos foram os que atraem maior número de turistas nesta época.

De acordo com a coordenadora da Política da Mulher da Secretaria da Família, Ana Claudia Machado, a maior procura foi por informações gerais a respeito da política da mulher e sobre proteção contra violências. “Aproveitamos a concentração de famílias nos balneários para abordar o assunto, já que há o aumento de ocorrências neste período do ano”, explica.

Ela enfatiza que levar informações e dados para a população aumenta a proteção da mulher, principalmente as que estão em situação de risco. “Quanto mais as pessoas sabem sobre o tema, mais elas ficam atentas para combater ou denunciar os crimes e mais possíveis vítimas procuram as instâncias de proteção”.

DIVULGAÇÃO – O Ônibus Lilás também divulgou a campanha Você Pode Mais. A primeira fase da campanha chamou a atenção para atitudes e ações violentas contra mulheres que passam despercebidas pela maioria da população. Já a segunda foi direcionada a adolescentes, para que elas estejam atentas a situações que possam levá-las a serem vítimas de violência.

“A campanha também possibilita o diálogo entre os casais, uma vez que o próprio autor pode não saber que sua ação é abusiva, e estimula o protagonismo feminino”, ressalta Ana Cláudia.

UNIDADE – O Ônibus Lilás é preparado e equipado com espaço individual e sigiloso e desde que foi lançado, em 2015, já atendeu 10.138 mulheres. A unidade conta com equipes que atuam nas áreas de assistência social, psicológica, jurídica e de segurança pública.

Os veículos foram adotados para ampliar a prestação de serviços públicos a mulheres distantes dos centros urbanos e também encaminha situações a outros órgãos, quando necessário.

TEMPORADA – O Verão Paraná 2017/2018 amplia os serviços do Governo do Estado durante as férias de verão, até o final do Carnaval (14/02). A operação conta com cerca de 2,5 mil profissionais que reforçam ações de segurança, saúde, energia, saneamento, meio ambiente, esporte e turismo.

Serviço:
Roteiro Do Ônibus Lilás

MATINHOS
Local: Praia Central – próximo à sorveteria D’Vicz
Datas: 10 e 11 de fevereiro

GUARATUBA
Local: Praia Central
Datas: 17 e 18 de fevereiro

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br