Empresas podem se conectar no portal do Smart Energy Paraná

Empresas que atuam na área de energias renováveis têm um ponto de encontro no portal do programa Smart Energy Paraná, cuja secretaria executiva é de responsabilidade do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Hoje o projeto conta com um portal nacional que cadastra companhias de energia em oito categorias.

Empresas podem se conectar no portal do Smart Energy Paraná

Empresas de todo o país podem se conectar no portal do Smart Energy Paraná, catalogando-se nas categorias Biogás, Biomassa, Consultoria Ambiental, Eólica, Fotovoltaica, Hidrelétrica, Resíduos e Smart Grid.

Com a plataforma é possível verificar, por exemplo, que há iniciativas na área eólica concentradas no Centro-Sul do Paraná e ações em energia fotovoltaica com presença significativa no Noroeste do Estado.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, ressalta que o programa Smart Energy Paraná funciona, além de um catálogo de empresas, como guia para atração de investimentos. “Se uma companhia busca investir na área de biogás, por exemplo, ela pode verificar no portal onde a cadeia de fornecedores é mais estabelecida”, destaca Felix.

Outra ação relevante para apoiar investimentos no setor de energias foi a produção e distribuição do Mapa de Energias Inteligentes. O Mapa, inédito no Brasil, apresenta informações sobre a produção e transmissão de energia no Paraná – o documento será atualizado em 2018.

Além dos mapas, o portal fornece informações sobre a legislação no setor, publicações e artigos na área e ainda editais de projetos energéticos. Conheça o portal pelo site smartenergy.org.br/portal.

PROGRAMA – O Tecpar é responsável pela secretaria executiva do programa Smart Energy Paraná, que mobiliza as competências que o Estado e a sociedade já têm e busca por novas competências para desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social no Paraná.

No Smart Energy Paraná, o Tecpar homologa as diferentes tecnologias já testadas e disponíveis no mercado, para apresentá-las à sociedade. A geração de dados e a capacitação de mão de obra local nesta área podem atrair investimentos para o Paraná.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br