Pontal do Paraná ganha Universidade da Terceira Idade

O município de Pontal do Paraná ganhou nesta quarta-feira (11/04) uma unidade da Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR Campus Paranaguá, um projeto de extensão universitária que tem como objetivo aproximar a Universidade com a comunidade da terceira idade de Pontal do Paraná.

Pontal do Paraná ganha Universidade da Terceira Idade

De acordo com o coordenador da UNATI, professor doutor Sebastião Cavalcanti Neto “a UNESPAR que já está presente através da pesquisa e extensão em Pontal do Paraná abre agora também atividades de ensino com a abertura da primeira turma da UNATI”, destacando que a atividade abre com uma abordagem interdisciplinar, um leque de conhecimentos atualizados, enfocando aspectos biopsicológicos, filosóficos, políticos, culturais e sociais, necessários para que os alunos possam ser engajados novamente na sociedade, com uma nova visão de mundo e numa perspectiva de melhor qualidade de vida”, destaca ressaltando que trata-se de um curso destinado ao idoso/adulto e/ou idoso, com idade mínima de 55 anos e pretende dinamizar reflexões sobre a questão pessoal da Terceira Idade.

As atividades serão realizadas nas dependências da AVAPAR – Associação dos Vendedores Ambulantes de Pontal do Paraná, em Ipanema e conta com 30 matriculados. De acordo com a coordenação serão 210 horas/aula ministradas por professores da UNESPAR e convidados.

AULA MAGNA

A aula magna foi ministrada pela professora Jandira Xavier Gonzaga, fundadora da UNATI em Paranaguá que falou sobre os objetivos da atividade e importância da participação da comunidade da terceira idade.

O evento contou com a presença de José Maia, chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, representando o secretário interino Decio Sperandio; Regiane do Rocio Tulio Machado, secretária municipal da Assistência Social de Pontal do Paraná; Carmen Silvia Rodrigues Rocchi de Barros Pinto, representante da Pró-reitora de Extensão e Cultura da UNESPAR; Rosineide Cirino, representante da direção do campus de Paranaguá da UNESPAR; Adilson Anacleto, coordenador do colegiado de Administração da UNESPAR campus Paranaguá; Marcelo José da Silva, presidente da AVAPAR; professores do campus de Paranaguá da UNESPAR e lideranças de Pontal do Paraná.

OBJETIVOS DA UNATI

De acordo com o coordenador, são objetivos da UNATI Litoral:

– Desenvolver um trabalho interdisciplinar voltado ao processo da valorização humana e social e do resgate da cidadania da Terceira Idade, visando enfatizar o idoso bem como suas experiências, vivências e conhecimentos.
– Ampliar a ação educativa da UNESPAR, por meio de educação continuada para pessoas adultas e/ou idosas.
– Promover debates, possibilitando a modificação do perfil do idoso na sociedade, e enfatizando questões que envolvam Terceira Idade para integração entre gerações e entidades que atuam na comunidade em prol do idoso.
– Analisar a problemática do idoso a partir de enfoques biopsicológicos, filosóficos, políticos, jurídicos, religiosos, econômicos, sócio-culturais e outros, reconhecendo o seu potencial de contribuição para a sociedade.
– Possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em algumas áreas de seu interesse e ao mesmo tempo interagir com os jovens.