Experiência da Paraná Desenvolvimento em painel da Cepal

A experiência da Paraná Desenvolvimento, agência responsável pela prospecção de investimentos e atendimento a investidores que buscam negócios no Estado, foi apresentada na 8a Reunião Anual de Investimentos (AIM), em Dubai. O diretor-presidente da agência, Adalberto Netto, participou do painel “Investir na América Latina e Caribe”, promovido pela Comissão das Nações Unidas para América Latina e Caribe (Cepal).

Experiência da Paraná Desenvolvimento em painel da Cepal

Foi a única agência da América do Sul convidada pela Cepal. Ao lado de representantes de agências de investimento do México e da Costa Rica, Adalberto Netto apresentou o Paraná Competitivo como referência em programas de incentivos na atração de investimentos. Criado em 2011, o programa atraiu R$ 45,5 bilhões ao Paraná, gerando cerca de 400 mil empregos.

Em seus cinco anos de atuação, ressaltou Adalberto Neto, a Paraná Desenvolvimento já atendeu mais de mil empresas e investidores interessados em se instalar no Paraná. “A agência teve atuação ativa no ciclo de expansão de investimentos no Estado. É responsável direta pelas conquistas de projetos disputados com outros estados”, afirmou.

“A participação constante da Paraná Desenvolvimento no segundo maior evento sobre investimentos do mundo coloca o nosso Estado em evidência”, afirmou Netto. “Também é importante para demonstrar a abertura do Paraná ao investimento internacional e à construção de parcerias com as embaixadas do Brasil ao redor do mundo e com outras agências de investimento”, ressaltou.

PARCERIAS – O diretor da Paraná Desenvolvimento também se reuniu com secretário-geral adjunto da Cepal, Mario Cimoli. “No encontro, discutimos parcerias nas áreas de desenvolvimento econômico, inteligência econômica, desenvolvimento de ecossistemas para start-ups, treinamento e realização de eventos com foco em atração de investimentos”, explicou Netto. Segundo ele, a Cepal confirmou interesse à 2ª edição da Conferência Latino Americana de Investimentos. A primeira edição foi realizada pela Paraná Desenvolvimento no ano passado, em Foz do Iguaçu.

TERCEIRO ANO – A Reunião Anual de Investimentos, que é promovida pelo Ministério da Economia dos Emirados Árabes, reuniu cerca de 19 mil participantes e agências de promoção de investimentos de mais de 140 países.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Paraná Desenvolvimento participa da reunião. Neste ano, além do Governo do Paraná, o diretor-presidente representou também a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e demais parceiros da agência.

O objetivo é atrair negócios para o Estado com foco no investimento direto e parcerias estratégicas e comerciais nos setores do agronegócio, indústria e exportações entre o Paraná, os países do Golfo e demais países e empresas que participaram do evento.

A agência atendeu cerca de 50 investidores e empresas interessadas em fazer negócios com o Paraná, nos setores automotivo, agronegócio, eletrônica, energia, alimentos e farmacêutico.

CAPITAL FINANCE – Durante o evento, a publicação britânica Capital Finance International anunciou a Paraná Desenvolvimento entre as três finalistas da América do Sul na premiação FDI Awards – premiação em investimento estrangeiro direto 2018. A vencedora será anunciada na próxima semana.

As agências foram selecionadas por empresas multinacionais que investem na América do Sul e por um júri formado pelo Banco Mundial e outras agências multilaterais.

Voltada aos principais executivos do mundo, a Capital Finance é especializada em notícias de negócios, economia e finanças e escolhe, anualmente, as agências de promoção de investimentos que se destacam no cenário internacional.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br