Porto de Paranaguá lança campanha contra a febre amarela no Pátio de Triagem

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a 1ª Regional de Saúde do Estado do Paraná começam nesta sexta-feira (13) uma campanha de combate à febre amarela. Nesta fase da campanha, o foco será a vacinação dos caminhoneiros que chegam à cidade para descarregar em Paranaguá e passam pelo Pátio de Triagem do porto.

Porto de Paranaguá lança campanha contra a febre amarela no Pátio de Triagem

O surto da doença não atingiu o estado do Paraná, mas mesmo assim toda atenção é necessária para evitar a chegada da febre, os casos importados e a proliferação de mosquitos. Além da vacinação, serão distribuídos materiais informativos sobre as melhores formas de prevenção e alertando para os sintomas. Ao longo do dia, também serão realizados testes de pressão e glicemia para os motoristas.

A campanha de vacinação no Pátio de Triagem será realizada ao longo de um mês, em dois dias da semana (programação abaixo). “A febre amarela não chegou ao Paraná, mas temos que redobrar os esforços para proteger a população local e alertar os profissionais que diariamente chegam de outros estados em direção ao porto”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno Guimarães.

Uma única dose de vacina é suficiente para que a pessoa fique imune pelo resto da vida. A vacina já está disponível nos postos de saúde da cidade.

CUIDADOS – A vacina é a forma mais eficaz de se proteger contra a febre amarela. Ela é indicada para crianças a partir de 9 meses e adultos até os 59 anos de idade.

Gestantes, bebês menores de 9 meses, mulheres que amamentam crianças menores de seis meses de idade, alérgicos a ovo, pessoas com sistema imunológico debilitado ou pessoas com mais de 60 anos de idade devem ter prescrição médica para se vacinar. Quem se vacinou contra a dengue também deve esperar 30 dias para se vacinar contra a febre amarela.

É importante também eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor urbano da doença.

Programação de vacinação da Febre Amarela no Pátio de Triagem:

Dias 13/04 (sexta-feira), 17/04 (terça-feira), 19/04 (quinta-feira), 25/04 (quarta-feira), 27/04 (sexta-feira) e 03/05 (quinta-feira).