TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Gestores educacionais de Paranaguá têm formação especial para uso de ferramentas digitais na Educação.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Trabalho foi desenvolvido pela Editora Opet, parceira da educação municipal

Na tarde dessa segunda-feira (07), a secretaria municipal de Educação de Paranaguá, em parceria com a Editora Opet, promoveu uma formação com gestores educacionais para o uso do portal digital “Sefe Educação”, plataforma tecnológica disponível para professores e gestores.

O trabalho, explica Cristina Pereira Chagas – colaboradora da Editora Opet que realizou a formação -, reforça uma orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da importância de se estabelecer e fortalecer a cultura digital nas escolas.

“Os gestores têm um papel fundamental nesse processo, de disseminação das ferramentas digitais nas escolas e de estímulo ao seu uso pelos docentes. A ideia é fazer com que os professores utilizem esses recursos em seu planejamento e nas próprias aulas”, explica.

Portal – O portal “Sefe Educação” foi especialmente desenhado para uso por professores e gestores, e oferece uma série de recursos, que vão de textos de estudo a ferramentas que podem ser utilizadas em classe. Para acessar os recursos, os profissionais de educação devem ter um login e uma senha. “Nessa formação, estimulamos os gestores nos procedimentos necessários para o cadastro dos professores que ainda não estão inscritos. Na medida em que Paranaguá possui profissionais de educação que chegaram recentemente, eles serão inscritos e, com apoio dos gestores formados aqui, poderão utilizar todos os recursos do portal”, observa Cristina.

A formação aconteceu no laboratório de informática da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, no bairro Palmital, e envolveu cerca de trinta pessoas. Ela é parte de uma extensa programação de formações pedagógicas que, ao longo do ano, envolvem todos os profissionais de educação de Paranaguá

Por dentro da parceria – As escolas municipais de Paranaguá utilizam as coleções Sefe, da Editora Opet, na Educação Infantil 5 e no Ensino Inicial Anos Iniciais. O trabalho abrange o uso dos materiais por alunos e professores, a formação docente e a assessoria pedagógica permanente.