Loja Perseverança comemora 154 anos.

Neste dia 11 de maio de 2018 aconteceu Sessão Magna Publica Alusiva aos 154 anos da Loja Perseverança, entrega da medalha do Mérito Perseverança e homenagem as Mães. O evento teve início as 20 horas na sede do Templo.

Loja Perseverança comemora 154 anos.

A senhora Maria Luiza Atkison, foi homenageada representando todas as mães, ” nascida no Recife, filha de Charles e América chegou em Paranaguá em julho de 1976 mãe de dois filhos pequenos na época, trabalhou na prefeitura e agora já aposentada continua a trabalhar em uma escola do estado como professora de história, tem dois netos uma bisneta. Seu Pai Charles foi Venerável Mestre da Loja Perseverança no período de 1973 a 1975, e a senhora América, sua mãe atuante colaboradora da creche perseverança”.

Em 1864 a Loja Perseverança de Paranaguá foi fundada, ainda no período provincial, por 19 irmãos remanescentes das duas lojas anteriores. Em 5 de maio de 1864 recebeu a carta constitutiva no dia 14 de 06 de 1864 do grande oriente dos Beneditinos Saldanha Marinho quando foi incorporada ao Gobe, ela recebeu o cadastro número 159.

A loja foi importante no período da província do Paraná. Em 1867 iniciou o movimento abolicionista comprando alforria para escravos e promovendo campanhas contra escravidão no estado. Foi a primeira loja que decidiu pela compra da alforria de filhos de escravos .

Em 1877 todos os membros do quadro da loja foram fundadores do Clube Republicano.

Em 1891 já incorporado ao Gobe recebeu o título de Grande Benemérito assinada pelo Grão Mestre Deodoro da Fonseca.

Em 21 de janeiro de 1922 um incêndio consumiu suas dependências, onde se perdeu preciosa documentação. Salvou se dentre alguns documentos a primeira ata por estar fora das dependências do prédio sinistrado.

A loja continua até hoje em franca atividade na cidade de Paranaguá, a Loja Perseverança mantem suas atividades beneficentes em torno do Abrigo dos Idosos que atende a diversos senhores e senhoras de município, ajudando também com a manutenção da Creche Perseverança que atende a mais de 100 crianças de diversas idades e por fim mantem o programa de Bolsas de Estudo Parceira com a ISULPAR. Durante o evento foram agraciados o Instituto Peito Aberto, a ISULPAR e agencia marítima CARGO NAVE, com a Medalha de Mérito Perseverança pelos serviços prestados ao povo de Paranaguá em especial os mais necessitadas agindo dessa forma dentro dos preceitos Maçônicos.

A senhora Patrícia Fernandes também recebeu um buque de flores em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da creche Perseverança.
Parabéns pelo 154 de fundação com serviços prestados a comunidade.