Autoconhecimento ajuda a enfrentar conflitos em sala de aula

Desrespeito, violência, estresse e sobrecarga de trabalho. Esses são alguns dos problemas enfrentados diariamente por professores e diretores em escolas públicas de todo o Brasil. Para enfrentar cada um deles, a Secretaria da Educação de Pontal do Paraná está apostando no autoconhecimento dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira (15), a secretaria promove o primeiro workshop sobre autoconhecimento para uma turma de diretores de escolas.

“Conhecer seus limites, identificar pontos de ebulição e agir preventivamente, para reduzir os atritos dentro das escolas a partir do comportamento pessoal é o que queremos promover”, afirma Cleonice Silva do Nascimento, secretária da Educação de Pontal do Paraná.

O workshop será ministrado pela psicóloga Renata Alves Gava, consultora organizacional e conta com o apoio do 3P – Porto Pontal Paraná. Segundo Gláucia Coutinho, gerente de Gestão de Pessoas do 3P, “o workshop vai ajudar diretoras e professoras a reconhecer e mapear suas qualidades, habilidades, potencialidades e limitações e, a partir disso, ampliar sua atitude mental. O objetivo é promover a auto responsabilidade e o protagonismo”.

A partir do autoconhecimento dos profissionais da educação, a proposta da secretaria é promover também o autoconhecimento dos alunos da rede municipal de ensino. “As crianças e adolescentes também precisam entender a responsabilidade das suas decisões. A resistência natural em lidar com o diferente e com o novo, por exemplo, são os principais obstáculos a serem superados”, afirma Gláucia.

Os ganhos e aprimoramentos alcançados a partir do autoconhecimento podem ser amplos. “Qualquer relacionamento e seus resultados dependem de como nos portamos em relação aos conflitos. O autoconhecimento ajuda a entender o porquê de muitos conflitos e como lidar para melhor equacioná-los. Na área da educação, os ganhos são muitos, entre eles, melhorar a comunicação entre as diretoras e suas professoras diretas, a comunicação entre a diretoria das escolas e a Secretaria de Educação do Município e o relacionamento pessoal das diretoras com familiares, colegas de trabalho e seus alunos”, completa Gláucia.

O workshop desta sexta será realizado no escritório do 3P, em Praia de Leste, no período da tarde. Um segundo workshop já está programado para a próxima sexta-feira (22), no mesmo local. As diretoras participantes doarão mantimentos que serão entregues à Casa de Passagem de Pontal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia