ONG Parceiros do Mar promove limpezas subaquática e da orla em Guaratuba e Ilha do Mel

As limpezas acontecerão neste final de semana durante Festival Brasileiro de Pesca, Fórum Náutico do Litoral e Festival da Tainha

ONG Parceiros do Mar promove limpezas subaquática e da orla em Guaratuba e Ilha do Mel

Nos dias 30 de junho e 01 de julho a ONG Parceiros do Mar realiza em parceria com a Adetur Litoral, Loba do Mar e com a organização do Festival da Tainha, três ações de limpeza das praias no litoral paranaense. No sábado acontecem duas simultâneas – a subaquática e a da orla -, como parte do Festival Brasileiro de Pesca e do Fórum Náutico do Litoral, que acontece no Iate Clube de Guaratuba. No domingo, os voluntários da ONG seguem para a Ilha do Mel, para limpeza da praia de Encantadas a convite da organização da tradicional Festa da Tainha. As limpezas contarão com inúmeros voluntários e também são abertas ao público. Todos e todas podem participar.

“Mais uma vez queremos mostrar a importância da conscientização ambiental, nos envolvendo em importantes eventos de setores que estão diretamente ligados ao litoral, como da pesca. Isso dá força às nossas ações e amplia a visão dessas pessoas. Mais do que retirar o lixo seja do fundo do mar ou da orla, expor o que foi coletado causa grande impacto á população do litoral e aos visitantes, muda a chave sobre o que despejamos no meio ambiente”, comenta Silvia Turra Grechinski, diretora da ONG Parceiros do Mar.

MUTIRÃO NO SÁBADO:

No sábado acontecerá a limpeza subaquática saindo do Iate Clube de Guaratuba, às 9h. A ação será em parceria com a Associação Mar Brasil e a Acquanauta, responsáveis pelos mergulhadores na retirada do lixo e pela organização dos proprietários particulares de barcos que auxiliarão na retirada dos resíduos. Simultaneamente, voluntários/as se reunirão para fazer a limpeza da areia em Caieiras, também em Guaratuba, às 9h.

Os resíduos das limpezas de sábado em Guaratuba serão expostos ao lado do Santo Canto a partir de 11h, para gerar impacto visual e sensibilizar a população.

MUTIRÃO NO DOMINGO:

Domingo o mutirão segue para a Ilha do Mel fazer limpeza na praia de Encantadas, às 11h. O ponto de encontro será no trapiche. A limpeza da Ilha tem o apoio da Abaline e das pousadas Fim da Trilha, Dudamel e Pousada do Ade.

A ONG Parceiros do Mar atua na educação ambiental e segurança no mar no litoral paranaense. A maior parte do lixo recolhido são bitucas de cigarro, tampinhas, garrafas pet, redes, cordas e artefatos de pesca artesanal, que são destinadas diretamente a Associações e Cooperativas de reciclagem do litoral os resíduos, fomentando também a economia local.

Todos podem participar!

ORIENTAÇÃO AOS VOLUNTÁRIOS – O deslocamento é por conta dos voluntários interessados em ajudar. Cada um deverá também levar seu protetor solar, boné/chapéu, repelente, galocha, etc.

Informações:
www.parceirosdomar.org
Facebook.com/surfseguro

Sobre a ONG: O Instituto Renata Turra Grechinski – ONG Parceiros do Mar foi fundado em razão da fatalidade que levou a vida da jovem Renata em fevereiro de 2012, quando surfava com amigos na praia de Coroados/ Barra do Saí, no litoral do Paraná. Enroscada em artefato ilegal de pesca (porque colocado sem sinalização a menor distância do que a mínima permitida por Portaria do Instituto Ambiental do Paraná), Renata não resistiu ao afogamento. A partir daí, familiares e amigos de Renata fundaram a ONG para lutar por um litoral mais seguro para todos, congregando três pilares de atuação: segurança no mar, conservação e preservação ambiental, e temáticas relativas à pesca.