Ado Ado Ado…cada um no seu quadrado

É muito fácil reunir várias pessoas uma, ou duas vezes por ano, marcar um local na praia e sair juntando o lixo que vem de todo o mundo pelo mar, tirar várias fotos e postar em redes sociais fazendo um alarde gigantesco. Confesso que acho fácil, e até divertido tirar um dia pra isso, mas difícil mesmo é conscientizar a população de uma cidade, e coletar lixo reciclável todos os dias com pouquíssimos recursos, como vem fazendo a AMCORESPP – ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE COLETORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE PONTAL DO PARANÁ, desde 2001. Na gestão anterior de Pontal circulavam três caminhões da coleta seletiva, agora, apenas um está disponível ao serviço, estando os outros dois, comprados com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente , mais um caminhão novo disponibilizado pelo Governo Estadual/Federal, sem sabermos a que estão se prestando. O Governo doou ainda, os seguintes equipamentos que estão parados desde maio deste ano: esteira, prensa, paleteira elétrica (pra levantar fardos de papel de 500kilos, que atualmente são erguidos no braço!!), e suporte pra big bags. O uso de tais equipamentos está condicionado à construção de um barracão que, ao que sabemos, está sendo construído em Ipanema, mas que por enquanto, a Associação opera em imóvel alugado. Lembrando que o município recebe anualmente uma verba que deve destinar à Coleta Seletiva.

Estamos com nosso aterro sanitário à beira de um grande desastre ambiental, o que pode ser evitado com uma séria política de conscientização, por meio de campanhas fortes e maciças, distribuindo panfletos explicativos, e contando com nossos profissionais da imprensa, com a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, e com o uso correto e rápido dos equipamentos e caminhões.

A AMCORESP conta com 10 associados trabalhando internamente, mais 27 coletores nas ruas. A Associação paga pelos coletores que acompanham os caminhões, e vem realizando palestras sobre a destinação correta do “lixo”, nas escolas da cidade. A nós, cabe separarmos corretamente. Se não podemos salvar o mundo, vamos cuidar do nosso “quadrado”, e veremos o tamanho da nossa contribuição, todos os dias.

https://www.facebook.com/Amcorespp/

Luciane Novisk

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia