Série apresenta a arte caiçara de construir instrumentos

A arte caiçara de construir instrumentos musicais ganha as telas da televisão este mês. A partir deste domingo (7), a Paraná Educativa exibe “Luteria Caiçara”, uma série documental em quatro capítulos. Os episódios vão ao ar sempre aos domingos, às 18h, com reprises nas terças-feiras, 22h30.

Série apresenta a arte caiçara de construir instrumentos

Realizada pela produtora curitibana Olaria Cultural, a produção é dirigida por Lia Marchi, que há 20 anos se dedica à documentação de manifestações da cultura popular. “A população Caiçara é composta pelos moradores do litoral com uma cultura própria, muito ligada à natureza e aos saberes antigos”, conta Lia. “A Luteria é a arte de construir instrumentos musicais, mantendo uma tradição dos caiçaras. Os instrumentos são utilizados principalmente em manifestações culturais da população, como o Fandango”.

O primeiro episódio mostra o ofício do Lutier, a profissão de quem constrói instrumentos musicais. Uma arte antiga que é passada de geração para geração. A universidade aparece como meio de registrar tradições seculares que antes se perdiam com a morte de mestres, funcionando como uma ponte entre o erudito e o popular na vida dos jovens.

O segundo capítulo valoriza a música do Fandango, apresentando os mestres Leonildo e José Pereira, que vivem cercados pela natureza e constroem seus instrumentos com machados e facões, além de suas exímias habilidades.

A terceira parte apresenta a Associação Jovens da Jureia, aproximando jovens da cultura caiçara e recuperando a identidade local através de manifestações como música, artesanato e preservação da natureza.

O último episódio relata a experiência da Associação Mandicuera de Cultura Popular, sediada na Ilha dos Valadares, que trabalha para ultrapassar suas fronteiras no Paraná. Busca assim levar esta cultura a outros públicos e às novas gerações, formando crianças na arte de dançar e tocar fandango.

A diretora

Lia Marchi conta com uma grande produção de filmes e livros. Esta é sua terceira série televisiva e retrata um universo que já acompanha suas pesquisas desde o inicio de seu trabalho, o do Fandango, tradição que é Patrimônio Cultural do Brasil. “A série mostra não só a arte de construir instrumentos, mas também a luta pela preservação cultural”, explica Lia. “É bonito ver o protagonismo dos jovens e a força que a tradição vem ganhando nestes grupos para que eles possam contar sua própria história através da arte.”

Série Luteria Caiçara

Onde: TV Paraná Educativa
Quando: exibição aos domingos, durante todo o mês de outubro, às 18h (dias: 07,14,21,28). Reprises terças, às 22h30 (dias: 09,16,23,30).
Assista o trailer: www.facebook.com/events/975716005935250/