Enem reúne 237 mil inscritos neste domingo no Paraná

Serão cinco horas e trinta minutos para fazer a Redação e responder 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e outras 45 perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Todas as perguntas são de múltipla escolha.

“Neste momento o candidato pode concentrar seus esforços em um tópico específico que não domina, ou aproveitar para se atualizar quanto ao noticiário nacional e internacional, se antecipando à redação”, diz o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Cassiano Ogliari.

No dia 11 (domingo), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias.

O Paraná ficou em 9º lugar em total de inscrições para o exame, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul. Cerca de 5,5 milhões de pessoas participam no Brasil todo.

LOCAL – Os participantes do Enem devem verificar o seu local de prova na página enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, quase 70% das pessoas inscritas no Paraná já verificaram onde farão suas provas.

No dia da prova é obrigatório apresentar um documento oficial com foto, e para respondê-la é permitido somente o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

DIA A DIA EDUCAÇÃO – O Portal Dia a Dia Educação da Secretaria da Educação conta com uma página específica sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, no ambiente para Alunos: www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1466

O conteúdo inclui sugestões para estudo, material didático, ferramentas e links para apoiar os participantes.

RESULTADOS – O resultado é utilizado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para instituições públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) de bolsas para instituições particulares e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), também para particulares.

Os participantes poderão acessar os gabaritos das provas ainda em dezembro, e seus resultados individuais em janeiro do ano que vem.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia