Cinco empresas disputam obra do binário em Pontal do Paraná

A obra de implantação do binário de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, está sendo disputada por cinco empresas. Com investimento máximo de R$ R$ 8,5 milhões, a licitação recebeu propostas de preços com mais de 24% de desconto.

Cinco empresas disputam obra do binário em Pontal do Paraná

Os envelopes foram abertos nesta quarta-feira (28) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

A solução viária será formada pela PR-412 e pela Rua Iguaçu, com extensão total de 2,1 quilômetros. “O binário vai eliminar os congestionamentos na entrada do município, principalmente no verão e em feriados”, afirma a governadora Cida Borghetti. “Vamos garantir fluidez e segurança para pedestres, ciclistas e motoristas”, acrescenta.

INTERVENÇÕES – O edital prevê a readequação e restauração de 900 metros da PR-412 e melhorias em um trecho de 1,2 quilômetro da Rua Iguaçu, entre a PR-407 e a Rua Romário Martins. Após a obra, o acesso a Pontal do Paraná será pela PR-412 e a saída, no sentido PR-407, pela Rua Iguaçu.

A rodovia que cruza o município será urbanizada, com implantação de calçadas, ciclovia e vagas de estacionamento no acostamento. Já a Rua Iguaçu ganhará pavimentação asfáltica, serviços de drenagem para evitar alagamentos e calçadas. Em ambas as vias será melhorada a sinalização.

PRAZOS – Na sequência, o DER-PR vai publicar a classificação de preços no Diário Oficial do Estado e no portal Compras Paraná (www.comprasparana.pr.gov.br).

A partir desta divulgação, há um prazo legal de 5 dias úteis para os concorrentes contestarem o resultado e os participantes têm mais 5 dias úteis para protocolarem as contrarrazões.

Esgotada esta etapa recursal, será marcada a data de abertura dos documentos de habilitação. O critério para definição do vencedor é o menor preço, desde que atenda todos os requisitos estipulados no edital. Após a homologação do resultado final da concorrência, os trabalhos têm duração prevista de seis meses a partir da ordem de serviço.