Novo secretário de segurança anuncia comandos da PM e da Polícia Civil

O general Luiz Felipe Carbonell, secretário de Segurança no governo Ratinho Junior, anunciou hoje (30/11) os nomes dos futuros comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. Silvio Jacob Rockembach será o delegado-geral e o coronel Péricles de Mato assumirá o comando geral da Polícia Militar. O major Welby Pereira Sales será o Chefe do Gabinete Militar da Governadoria.

Novo secretário de segurança anuncia comandos da PM e da Polícia Civil

O processo de escolha dos novos comandantes, segundo o general Carbonell, “seguiu a orientação do futuro governador e foi baseado na avaliação da capacidade profissional, na análise do currículo e do conhecimento das atividades de cada em suas áreas”. Segundo o futuro secretário, o trabalho de todos estará baseado na integração entre as forças e no uso intensivo de inteligência estratégica. Esses profissionais estão alinhados come esse propósito e são nomes que têm respaldo por terem conhecimento profissional adequado e se destacam com excelência.

O governador eleito avalizou os nomes e disse que “O Paraná pode esperar dessa nova equipe um trabalho profundamente técnico, com planejamento estratégico e a integração em todas as áreas da segurança pública.”

Silvio Jacob Rockembach – novo delegado-geral da Polícia Civil do Paraná
Delegado de Polícia desde 2002. Formado em Direito. Pós- Graduado em Inteligência Estratégica, pela Escola Superior de Guerra (ESG-MD). Diplomado no Curso Superior de Inteligência pelo Corpo Nacional de Polícia da Espanha (C.N.P.). Especialista em Gestão da Segurança Pública.

Possui diversos cursos na área operacional, dentre os quais: Curso de Operações Táticas Especiais, Estágio de Operações na Selva (Centro de Instrução de Guerra da Selva do Exército – CIGS), SWAT Special Ops (SWAT Beaumont Police Department); Curso de Gerenciamento de Crise e Negociação com Reféns; Curso de Operações de Alto Risco e Curso de Especialista em Explosivos.

Cursos de aperfeiçoamento profissional na área de inteligência: Curso Analytical, Techniques and Procedures in Intelligence (FBI); Curso de Análise de Inteligência Estratégica; Curso de Operações de Inteligência; Curso de Inteligência de Sinais; Curso de Recrutamento e Gestão de Fontes Humanas.

Foi Delegado Operacional do grupo T.I.G.R.E. por quase 10 anos. Coordenador da Divisão de Operações de Inteligência do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (DIEP). Delegado de 1ª. Classe, desde 2012 ocupa a função de Diretor da Agência de Inteligência da Polícia Civil (AIPC).

Coronel Périceles de Matos – novo comandante geral da Polícia Militar do Paraná

Ingressou na Polícia Militar, como Cadete, em 1986. Declarado Aspirante à Oficial em dezembro de 1988. Depois de uma carreira de promoções contínuas, foi promovido ao posto de Coronel, por merecimento, em abril de 2012.

Possui cursos de especialização SWAT/GATE; Curso de Explosivos na Geominas; Curso de Ações Táticas de Policiamento de Choque, no estado da Virgínia(EUA); Curso de Explosivos na Tactical Explosive Entry School (Memphis, EUA); Curso de ações Táticas Especiais – SWAT Tactics – T.E.E.S; Curso de Operações Especiais no “Grupamiento de Operaciones Especiales”, na Espanha; Curso de Negociador Policial, pela Embaixada dos EUA e Curso de Contraterrorismo no Batalhão de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais.

Foi comandante do Comando de Operações Especiais (COE). Comandante da 5ª. Companhia do 17º. BPM em Almirante Tamandaré. Comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Guarapuava. Comandante do 19º. BPM em Toledo. Comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) em São José dos Pinhais, e foi sub-comandante geral da Polícia Militar. É o atual comandante do 1º. CRPM em Curitiba.

É formando no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do Exército, na Escola de Formação de Oficias da Academia Policial Militar do Guatupê da Polícia Militar do Paraná, e em Direito pela PUCPr.

Major Welby Pereira Sales – novo chefe do Gabinete Militar da Governadoria

Atual Chefe de Planejamento do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD) era anteriormente o Diretor de Inteligência do Departamento de Inteligência do Paraná, instituição responsável pelo planejamento, execução, coordenação, supervisão e controle das atividades de inteligência de segurança pública do estado. Graduado em Direito pela PUCPr, é oficial formado pela Academia Policial Militar do Guatupê.

Foi Chefe de Planejamento e Instrução do Batalhão de Polícia de Guarda. Diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Chefe de Assuntos Internos da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná e Ajudante de Ordens do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná.

Tem Especialização em Direito Penal, Especialização em Proteção e Defesa Civil e MBA em Gestão e Qualidade.