Inclusão e diversão

Inclusão e diversão

Grupo de pessoas com deficiências múltiplas passam férias em praia do Paraná

O Balneário de Santa Terezinha, localizado no litoral do Paraná, recebe a partir dessa quinta-feira, dia 03 de janeiro, um grupo animado de pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) para passar as férias curtindo o sol e o mar. São os moradores do Pequeno Cotolengo, instituição de caridade de Curitiba, que acolhe, oferece saúde e educação a esse público.

Neste ano cerca de 70 moradores devem aproveitar o verão entre os dias 03 e 17 de janeiro, divididos em turmas. Alguns ficam hospedados por dias na casa de veraneio e outros fazem um “bate e volta”, sempre respeitando as condições de saúde de cada um.

A casa de veraneio pertence a instituição e é usada exclusivamente pelos moradores que viajam acompanhados de profissionais responsáveis pelos cuidados pessoais, segurança e medicação, além de voluntárias que cuidam das refeições e organização da casa.

Como o passeio já é uma tradição de anos, os vizinhos, sejam eles moradores locais ou veranistas, sempre buscam ajudar e praticar a caridade. Eles oferecem lanches, uma boa conversa, e também ajudam a transportar as cadeiras de rodas para perto da água.

O passeio até a praia é mais que um momento de alegria e descontração, é também uma importante ferramenta de inclusão social.