Pontal do Paraná está na mira do governo federal e estadual “ Que venha a nova faixa de infraestrutura e o 3 P”.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, citou que trabalhará em parceria com o Governo do Estado do Paraná para solucionar alguns impasses, principalmente “a construção do Porto de Pontal do Paraná”.

Pontal do Paraná está na mira do governo federal e estadual “ Que venha a nova faixa de infraestrutura e o 3 P”.

O Porto Pontal do Paraná é um terminal privado que depende da construção da nova faixa de infraestrutura que melhorará o fluxo viário da região. A licitação da obra está parada na Justiça por questões ambientais geradas por algumas ONGs que estão na mão contraria da vontade da população.

Segundo o ministro do Meio Ambiente “Estamos criando uma agenda comum com o Paraná, cem por cento apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro, com foco no destravamento de investimentos para o turismo, conservação e licenciamentos ambientais fundados em questões comprovadas tecnicamente, sem ideologias e explicações dogmáticas”.

Durante a comemoração pelos 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no dia 10 de janeiro, esse assunto e inúmeros outro foram abordados.

O governador Ratinho Junior falou sobre a “modernização” no turismo e preservação do meio ambiente. “O Parque Nacional do Iguaçu é a prova máxima de que isso é possível. Talvez não tenha um projeto de tanto sucesso como esse, que preserve a natureza e promove a economia”, disse o governador.

Ratinho Junior anunciou o lançamento para os próximos meses, dois programas com enfoque no turismo, um para incentivar os paranaenses a viajarem pelo Estado e outro para trazer pessoas do mundo todo para conhecer os pontos turísticos de todas as regiões.

Segundo o secretário do Desenvolvimento ambiental e turismo Márcio Nunes “O turismo será alavancado no meio ambiente e tudo isso vai ser utilizado como fator de desenvolvimento do Estado. Queremos mostrar que o Paraná é o que melhor cuida da natureza e o que mais cresce”.

A comunidade do município de Pontal do Paraná junto com entidades organizadas e associações tem realizado a mais de 10 anos o pedido essa nova faixa de infraestrutura e construção do 3P .

O 3P será o mais moderno terminal de contêineres da América Latina, na entrada da Baía de Paranaguá. A três milhas náuticas das rotas de transporte marítimo, com cais de mil metros, três berços de atracação simultânea. O 3P contará com um dos maiores calados do Brasil podendo receber navios que não podem ser recebidos em outros portos devido ao tamanho.
O 3P é uma luta do empresário João Carlos Ribeiro a mais de 18 anos que buscou fazer tudo sempre forma idônea, para poder realizar o sonho de desenvolver esse canto do estado, oferecendo melhores condições de vida a população.

E por consequência não é só Pontal que ganha com essas obras, mas o estado todo que terá mais um grande gerador de divisas.