Detran realiza ações educativas durante Operação Verão 2019 e atinge aproximadamente 7.500 pessoas nos primeiros dias de ação

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) iniciou sua participação na Operação Verão 2019 na última quinta-feira (17) na praia de Caiobá e também na praia artificial de Santa Helena. Com diversas atividades educativas nas tendas, blitzes instrutivas e a campanha “Se Liga no Trânsito”, feita em bares das regiões, as ações atingiram cerca de 7.500 veranistas.

“Todos os anos, em época de férias, o número de ocorrências no trânsito é alto. Por isso a importância da conscientização do turista. As viagens, geralmente, são feitas em família. Mais um motivo para trabalhar a educação dos pequenos que estão em viagem com os pais. O alerta deve ser dado a todos, para que possamos salvar vidas”, comenta o diretor-geral, coronel Kogut.

Tenda Educativa – Na tenda, montada junto ao palco da Superintendência de Esportes, o Detran-PR com o intuito de reforçar a educação no trânsito, disponibilizou diversos jogos educativos, entre eles: o tabuleiro ‘Trânsito mais Seguro Só Depende de Você’; a mini multa; o jogo da memória com placas de sinalização; e o jogo das palavras.

Nas atividades educativas, os ciclistas, motoristas e pedestres que participaram, receberam a Cartilha do Ciclista, a braçadeira, o squeeze, o tapa sol e o boné. Além desses, as crianças puderem usufruir também as cartilhas para colorir e um tabuleiro gigante.

“Minha família é grande e sempre viajamos juntos. As crianças cobram os adultos sobre alguns cuidados simples que devemos ter ao entrar no carro, são coisas que elas aprenderam em ações como essas e não esquecem. Acho muito legal as abordagens, os pequenos levam a sério”, comentou a pedagoga, Suelene Henkel.

As ações durante o dia ocorrem de quinta à domingo entre às 15h e 19h. Em Caiobá, a tenda fica montada na praia Brava. Outra está montada na praia artificial de Santa Helena. O veranista pode esclarecer dúvidas e ter orientação sobre os cuidados na prevenção de acidentes.

Ação nos bares – A campanha “Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija”, é realizada desde outubro de 2012 e busca conscientizar de maneira preventiva, sobre os riscos de beber e dirigir. Durante a ação e de maneira descontraída, uma equipe de promotores e educadores do Detran estabeleceu um bate-papo com os veranistas nas mesas dos bares.

À noite, o ‘Se Liga no Trânsito’ percorreu bares pelo centro de Matinhos e Santa Helena, entregando ‘bolachas’ de chopp e fazendo abordagens com os bafômetros descartáveis. A personagem “Alma” marcou presença, conscientizando os motoristas dos perigos da combinação de beber e dirigir.

As ações estão sendo realizadas nos bares e locais de grande concentração de pessoas, durante toda a Operação Verão 2019. A equipe de promotores e educadores entregavam folders específicos e também conversam sobre os riscos dessa união.

Blitzes – Uma ação também foi realizada na travessia do ferry boat, com entrega de brindes e a conscientização do trânsito aos veranistas que iam de Caiobá para a praia de Guaratuba. Em frente à Rodoviária de Matinhos, motoristas foram abordados em uma blitz educativa, recebendo material informativo, lixeirinha para carros e tapa sol.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia