Bombeiros reforçam trabalho preventivo durante o Carnaval

No período de Carnaval, o Corpo de Bombeiros atuará com o efetivo total da Operação Verão e do 8º Grupamento de Bombeiros no Litoral para reforçar as medidas preventivas no mar e na areia durante os cinco dias de feriado. Os 89 postos guarda-vidas fixos e o posto móvel de Morretes estarão ativados diariamente das 8 às 20 horas, e os demais serviços de atendimento pré hospitalar e de emergência também serão reforçados.

Bombeiros reforçam trabalho preventivo durante o Carnaval

O coordenador operacional do Corpo de Bombeiros na Operação Verão e comandante do 8º GB, tenente-coronel Gerson Gross, explica que foi montado um planejamento para o Carnaval que inclui a ativação total dos Postos guarda-vidas fixos em Guaratuba, Matinhos, Ilha do Mel e Pontal do Paraná e o posto móvel em Morretes. Também haverá as equipes patrulhando no mar com motos aquáticas e ainda com os quadriciclos na areia para dar suporte aos guarda-vidas quando há situações de emergência.

“Estaremos atentos para orientar e advertir os banhistas, a fim de proteger a vida, evitando afogamentos no mar e outros acidentes. Estaremos com o efetivo total em operação, empregando nossos meios terrestres e embarcações na areia e no mar, contando ainda com o apoio aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas”, disse o tenente-coronel.

CAMPANHA – O Corpo de Bombeiros fará, ainda, uma campanha de conscientização sobre as bandeiras de orientação e condição de mar aos banhistas. Serão entregues panfletos e material educativo com informações didáticas e de fácil memorização. “O que frisamos e reiteramos é que as pessoas devem se banhar nas áreas protegidas por guarda-vidas, ou seja, entre as bandeiras vermelho sobre amarelo. Também devem estar atentas e sempre acatar as orientações e advertências dos bombeiros”, ressaltou.

No Litoral do Estado o Corpo de Bombeiros conta com equipes do 8º Grupamento de Bombeiros e com o apoio do efetivo de outros grupamentos. Os bombeiros militares atuam em toda atividade de Defesa Civil, combate a incêndios, atendimentos pré hospitalares, vistorias preventivas, além das ações de guarda-vidas. Os profissionais estão capacitados e passaram por treinamentos, antes da temporada.

O efetivo do Corpo de Bombeiros aplicado no Carnaval 2019 é composto pelos integrantes de unidades de todo o Estado que estão desde o dia 21 de dezembro de 2018 no Litoral para a Operação Verão Paraná 2018/2019. São cerca de 700 bombeiros militares a mais que estão reforçando os atendimentos do Siate, em casos de emergência, combate a incêndio, e principalmente nos serviços de praia como guarda-vidas.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br