Encontro busca fortalecer a participação de pequenas empresas nas compras públicas

Trabalho estimula a participação de empresas regionais nas vendas para órgãos públicos

Encontro busca fortalecer a participação de pequenas empresas nas compras públicas

A Câmara Temática de Compras Governamentais realizou uma reunião de trabalho nesta quinta-feira (28), em Paranaguá. No encontro foram discutidas ações para aumentar a participação de micro e pequenas empresas como fornecedoras de produtos e serviços para as prefeituras dos sete municípios do litoral paranaense.

A Câmara Temática é uma ação do Comitê Territorial do Litoral, formado por representantes do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Governo do Paraná, representantes das prefeituras, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná (Cacileste), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) e Associação das Micro e Pequenas Empresas do Litoral (Ampec Litoral).

Em 2017, o setor público no Litoral realizou um total de R$ 203 milhões em compras, sendo que 52% do total vieram de micro e pequenas empresas, mas apenas 18% delas pertenciam à região. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Viana, esse trabalho procura reverter esse cenário ao potencializar a implementação da Lei Complementar 123/2006, que prevê um tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas. O objetivo é promover a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento socioeconômico da região.

“A nossa estratégia é buscar regulamentar e estimular as Prefeituras a trabalhar esses fornecedores locais e por outro lado capacitar os empresários para que eles possam acessar esse tipo de oportunidade que pode ser muito significativa”, explicou.

Viana cita ainda um estudo do Sebrae/PR que conclui que a cada $1,00 gasto por uma prefeitura em produtos e serviços do próprio município, representa R$ 1,70 girando dentro da economia local. “Isso representa 70% de recursos a mais que circulam na economia do município”, reforça.

Um dos caminhos para o empreendedor é a plataforma digital do Programa Compras Paraná http://www.comprapr.com.br/. Com ela é possível obter informações sobre os processos de compras, cadastrar empresas e levantar dados sobre licitações. A plataforma já atendeu mais de 130 prefeituras e cadastrou mais de seis mil empresas.

“Nosso papel é realizar a integração, o treinamento e o entendimento entre a instituição pública e a privada na cadeia produtiva para que isso possa convergir até o processo de vendas. Trabalhamos para concretizar essa ligação e para que as empresas estejam preparadas, em relação à organização de licenças e documentações, para realizar esses negócios”, disse o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon.

As micro e pequenas empresas interessadas em ter mais informações sobre o tema podem procurar as Salas do Empreendedor no litoral do Estado ou entrar em contato pelo número 0800 570 0800.