Traiano comemora seleção de projeto da Assembleia para prêmio nacional

O aplicativo de celular “Agora é Lei no Paraná”, criado pela equipe de comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, premiado em 2017, acaba de ser selecionado para disputar mais um prêmio nacional. Trata-se do “Prêmio Redes WeGov”, um dos mais importantes reconhecimentos de projetos e soluções de governo eletrônico do Brasil.

Traiano comemora seleção de projeto da Assembleia para prêmio nacional

“Nossa equipe de comunicação, comandada pela jornalista Kátia Chagas, se consagra mais uma vez. As inovações criativas que produzimos nos últimos anos – para aproximar o Parlamento da população – acumulam uma série de prêmios nacionais. Uma prova de que estamos no caminho certo”, disse hoje (12) o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano.

O “Agora é Lei” foi produzido a custo zero pela equipe da Diretoria de Comunicação com apoio do setor de TI e já havia conseguido uma distinção nacional com a menção honrosa no Prêmio E-Gov do Ministério do Planejamento e da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação – Abep.

O Redes WeGov é o novo desafio para o aplicativo da Assembleia do Paraná. O WeGov é um evento que reúne o que existe de mais inovador na área de governo eletrônico. É voltado para agentes públicos e estudiosos da administração pública, que reconhecem a importância da utilização das redes sociais e da tecnologia na melhoria do relacionamento e prestação de serviços ao cidadão, como ênfase em permitir mais transparência na gestão pública.

Para ser selecionado pelo Prêmio WeGov o aplicativo da Assembleia disputou com 26 pesos pesados de todo o Brasil na Feira de Cases (criações) do WeGov. Apenas 10 foram selecionados para apresentar seus projetos no dia 25 de abril em Florianópolis. Outro selecionado, por exemplo, foi a Advocacia-Geral da União, com a iniciativa “Conversa com a AGU, que desenvolveu um projeto voltado para tornar as decisões de teor jurídico da AGU mais acessíveis ao público.

Em 2017, o “Agora é Lei” disputou com 88 concorrentes do Brasil inteiro, ficou entre os 12 finalistas e, entre os premiados, foi o único dispositivo desenvolvido por um Legislativo estadual. O aplicativo permite que qualquer pessoa, de qualquer lugar, acesse quase 300 leis estaduais em defesa do consumidor. O dispositivo estabelece ainda uma conexão direta com o Procon, no caso de a lei estadual não ser respeitada.

Além do “Agora é Lei”, outros projetos desenvolvidos pela Assembleia do Paraná, todos com participação direta da Diretoria de Comunicação foram premiados. A Assembleia venceu o “Prêmio Boas Práticas Eleitorais”, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que premiou as reportagens e entrevistas realizadas pela TV Assembleia, sobre o recadastramento eleitoral e o cadastramento biométrico. O projeto Geração Atitude recebeu o Prêmio CNMP 2017 do Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público em Brasília. Foi classificado na categoria “Redução da Corrupção”, disputando com projetos de todo o país.