Primeira do Paraná, Loja Maçônica Perseverança celebra aniversário de 155 anos em Paranaguá

Na noite da última sexta-feira, 10, a Loja Maçônica Perseverança N.º 159 de Paranaguá, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR), realizou sessão aberta em comemoração ao aniversário de 155 anos ocorrido no último dia 05 de maio, que contou com a presença de mais de cerca de 130 pessoas no templo da Loja, localizada no Centro Histórico. O evento contou com a presença do Grão-Mestre do GOB-PR, Luiz Rodrigo Larson Cartens, do Grão-Mestre de Honra do GOB-PR, João Darci Ruggeri, de Yassin Taha, deputado federal da Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL) do GOB, representando o presidente da SAFL, Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho e do vice-presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico (TEM) do GOB-PR, Fabiano Vicente Venete Elias. A sessão foi presidida pelo Venerável Mestre da Loja Perseverança, Daniel Gonçalves de Jesus Filho.

Na sessão foi realizada a entrega da Medalha de Mérito Perseverança para as seguintes lideranças por serviços realizados em prol da filantropia e da evolução social: a Promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Camila Adami Martins, pelo apoio jurídico prestado ao Abrigo dos Idosos; o empresário-proprietário da DDP Fumigação, Sergio Nivaldo Correia Sampaio, pela parceria e ajuda financeira ao Projeto Perseverando na Educação que concede bolsas de estudo no Colégio Isulpar a alunos da comunidade de Alexandra da rede pública de ensino; a presidente da Associação Casa Misionária (ACM) de Paranaguá, Mônica Monteiro Campos, pelo apoio social de mais de 100 crianças e adolescentes na Vila Santa Maria; o presidente do Abrigo dos Idosos, Therbio Castro da Silva, pelo trabalho de revitalização do espaço que é mantido pela Loja Perseverança e atende a dezenas de idosos de Paranaguá e do litoral e, por fim, a empresária Sueli Manzan Ramos, da Multitrans, pelo apoio concedido ao Abrigo dos Idosos e sua revitalização estrutural.

Além disso, Patrícia de Paula Fernandes, organizadora da “Costela Fogo de Chão em prol do Abrigo dos Idosos”, foi a Mãe Homenageada na sessão. Ela é responsável pelo evento que arrecada anualmente recursos em prol da entidade, que abriga dezenas de idosos e é mantida pela Loja Perseverança.

LIDERANÇAS MAÇÔNICAS COMENTAM IMPORTÂNCIA DA PERSEVERANÇA

O Grão-Mestre do GOB-PR, Luiz Rodrigo Larson Cartens, destacou o protagonismo histórico da Loja Maçônica Perseverança, que foi fundada em 1864 e é precursora da Maçonaria no Paraná, realizando entrega ao Venerável Mestre de certificado em homenagem aos 155 anos da Loja e a todos os seus membros. “O GOB, hoje com 196 anos de existência e com quase 4 mil lojas pelo País, se orgulha de ter a Loja Maçônica Perseverança dentre as mais antigas em atividade maçônica, não somente de estar funcionando, mas atividade de estar integrada e prestando serviço na formação de pessoas e no auxílio com um olhar caridoso à comunidade”, detalha. O Grão-Mestre de Honra do GOB-PR, João Darci Ruggeri, frisou o protagonismo da figura da mãe em todas as famílias, em alusão ao Dia das Mães celebrado no dia 12 de maio e destacou também sua identificação com a Loja Maçônica Perseverança.

O Venerável Mestre da Loja Perseverança, Daniel Gonçalves de Jesus Filho, destacou que ela é a instituição privada mais antiga de Paranaguá. “A sessão aberta foi maravilhosa e serve para mostrar à sociedade a importância da Maçonaria para avanços em prol da sociedade atualmente e no decorrer da história. Irmãos da Perseverança fundaram a Santa Casa de Misericórdia, o Clube Republicano, o Abrigo dos Idosos, o Rio Branco Sport Club, a Creche Perseverança, sempre atuando pela filantropia local. Além disso, a Loja atuou pela Independência do Brasil, pela Proclamação da República e abolição da escravatura muito antes da Lei Áurea, tendo iniciado no estado a libertação de escravos através da compra da alforria das meninas Lucia e Zelina, em 1870″, explica.

Uma homenagem foi proferida às mães presentes pelos membros da Loja, bem como um coquetel ao final da sessão aos participantes da sessão. Marcaram presença os deputados federais do GOB, Antonio Pires, Everson Xavier Ribeiro e Carlos Fernando Marzo, assim como o Coordenador Regional do GOB, Sergio Paulo Zaneti e o José Edson, Chefe de Gabinete do Grão Mestre do GOB-PR. Autoridades maçônicas e Veneráveis Mestres de Lojas Maçônicas de Paranaguá, Litoral e de Curitiba e do estado de São Paulo, assim como diversos maçons e familiares, lideranças locais e cidadãos, participaram da sessão aberta.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email