Jogo dos Portos do Paraná ensina sobre meio ambiente

A intenção, segundo o diretor de Meio Ambiente dos Portos, João Paulo Santana, é ter um modelo pedagógico mais ativo e lúdico. “Os jogos são um recurso de aprendizagem. Enquanto as crianças brincam, elas conhecem mais sobre práticas sustentáveis e cuidados com a natureza”, diz.

Na atividade, os jogadores são as peças e caminham pelo tabuleiro. Ao passar pelas casas indicadas pelo dado, recebem uma carta, com ações positivas e negativas, que podem ajudar ou prejudicar o resultado na partida. “As ações são baseadas em atitudes da vida real, como deixar lixo na praia, reciclar, cuidar dos mares. Se é prejudicial, o jogo vai mostrar as consequências e o jogador vai retroceder. Com isso, criança percebe que suas atitudes também têm consequências no meio ambiente”, explica Santana.

O aluno Joscelei Silva de Freitas, de 17 anos, é menor aprendiz no CIEE e participou da brincadeira. “É bem interessante, nós lembramos de coisas que sabemos, mas nem sempre pensamos muito sobre isso. É uma forma de brincar e aprender. O Porto é a principal empresa da cidade e tem esse papel fundamental no relacionamento com a comunidade”, disse.

A estudante Ana Rita Peluzo, de 9 anos, também se divertiu. “Eu achei legal. É bom que você joga com seus amigos e pode ganhar deles”.

EVENTO – A Semana do Meio Ambiente de Paranaguá é promovida pela Prefeitura, em parceria com 29 empresas. Além de conhecer o trabalho feito pelos expositores, acontecem gincanas ecológicas, distribuição de material educativo e shows musicais com artistas locais.

A Feira acontece das 9h às 17h, no pavilhão coberto do Aeroparque, na Av. Gov. Bento Munhoz da Rocha Neto.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
  • Cotações do dia
Detran-PR realiza Semana Paraná Inovador junto com o Governo do Estado

Detran/PR – Nota de esclarecimento

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), reforça que a empresa Combo Logística e Transporte Eireli, iniciou suas operações no…