Fórum do Meio Ambiente discute eficácia dos conselhos municipais em políticas públicas

Presidente da Federação Nacional de Conselhos, Carlos Alexandre Silva, vai falar sobre a importância de órgãos ambientais para legitimar políticas públicas para as cidades

O 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente, que será realizado em Londrina no dia 14 de outubro (próxima segunda-feira) com inscrições gratuitas, vai mostrar a importância dos conselhos como instrumento constitucional na prática de políticas públicas do setor. E quem fará isso será o presidente da Federação Nacional de Conselhos de Meio Ambiente (Fecondema) e diretor para Conselhos de Meio Ambiente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Carlos Alexandre Silva, na palestra “Conselho de Meio Ambiente, legitimando a gestão das cidades”. “Pretendo mostrar o valor dos conselhos na efetiva funcionalidade do instrumento constitucional, para a legitimação de políticas públicas na gestão ambiental do território das cidades”, ressalta.

Outro enfoque será “nas diretrizes da estruturação dos Consemmas e Fundos de Meio Ambiente para viabilização das ações programáticas do planejamento ambiental urbano e rural.” Diante de uma plateia especializada no assunto, o palestrante vai apontar ainda as estratégias de atuação desses órgãos e os ganhos para o município. Carlos Silva é ativista na área desde a década de 1980, atual professor e gestor ambiental com pós-graduação em arquitetura das cidades e sustentabilidade, além de pós em direito ambiental, tendo colaborado na construção do texto do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado em 2010 (Lei 12.305).

O 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente será realizado em Londrina, no dia 14 de outubro, no Auditório Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento pretende reunir conselheiros municipais de meio ambiente de todo o Estado, secretários municipais e outros representantes do setor para discutir os problemas e levantar soluções.

Confira detalhes no site: www.consemmalondrina.com.br
Inscrições: https://www.sympla.com.br/consemmalondrina__612569

Programação:

08h00 – Credenciamento e recepção
09h30 – Abertura oficial
10h30 – Palestra Magna com Silvio Barros. Tema: “Desafios da sustentabilidade na Agenda 2030 da ONU e o papel dos conselhos de meio ambiente”.
11h15 – Palestra com Carlos Alexandre Silva. Tema: “Conselho de Meio Ambiente, legitimando a gestão das cidades”
12h00 – Almoço
14h00 – talk show: “Cases de sucesso dos Conselhos Municipais”
15h00 – Palestra com o advogado Luciano Tinoco Marchesini. Tema: “Resolução de Conflito Ambiental”
16h30 – Coffee break
17h00 – talk show: “Cases de sucesso dos Conselhos Municipais”
18h00 – Palestra com Charles dos Santos. Tema: “Londrina Capital da Natureza”

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Pontal do Paraná
20°
18°
Sun
19°
Mon
17°
Tue
17°
Wed
  • Cotações do dia