Comemorado em 15 de julho, Dia Mundial das Habilidades Jovens lembra sobre a importância do investimento na faixa etária, principalmente em tempos de crise

Cursos técnicos são uma boa opção para desenvolver habilidades e promover a empregabilidade no período pós-pandemia

No dia 15 de julho celebra-se o Dia Mundial das Habilidades Jovens. A data, proposta pela ONU em 2015, objetiva lembrar sobre a importância do investimento da sociedade na educação e na formação dos jovens, agentes ativos das mudanças dos próximos anos. “O Senai no Paraná é comprometido em colaborar com a formação destes novos cidadãos, aprimorando suas habilidades e contribuindo para a construção de um futuro cada vez mais promissor”, afirma Giovana Chimentão Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.

Em momentos de crise, como é o caso que estamos vivendo com a pandemia da COVID-19, é ainda mais importante que os jovens tenham uma formação de qualidade para contribuir e acelerar a recuperação econômica do país. Neste cenário, os cursos técnicos são uma opção rápida e eficaz para estimular novas habilidades. São cursos de até dois anos que podem ser cursados paralelamente ao ensino médio e oferecem conhecimento prático e técnico em diversos setores da indústria, promovendo maior empregabilidade.

No Brasil, a maior parte dos jovens terminam o ensino médio sem perspectiva profissional e sem preparação para o mundo do trabalho. Ainda são poucos os estudantes que durante o ensino médio também cursam a formação técnica – um em cada dez. Já em países desenvolvidos da União Europeia, como França, Portugal e Espanha, a porcentagem de estudantes do ensino médio que optam pela Educação Profissional sobre para 50%.

O Senai no Paraná está com vagas abertas para mais de 30 cursos técnicos em áreas como automação industrial, desenvolvimento de sistemas, eletromecânica, logística, entre outros. Mesmo em tempos de dificuldade econômica, os setores que apresentam alta empregabilidade são mais intensivos em tecnologia, e, por isso, apresentam demanda constante por profissionais qualificados. “Os cursos técnicos dão acesso às novas tecnologias, novos conhecimentos e coloca os profissionais em vantagem no momento de uma contratação. Além disso, no Senai, aliamos sempre a teoria e a prática, respondendo às demandas da indústria”, aponta Giovana.

Os novos alunos ganham 50% de desconto na primeira mensalidade nas matrículas para cursos técnicos presenciais, que podem ser realizadas pelo número: 41 98725-4376. Todos os cursos podem ser encontrados aqui: www.senaipr.org.br/cursocerto/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia