Voto Consciente

As eleições de 2020 estão marcadas para o dia 15 de novembro, data que provavelmente ainda sentiremos os reflexos da pandemia do “corona virus”, por isso é importante nos conscientizarmos sobre as propostas sobre quem são os pré-candidatos a vereador e a prefeito. Devido a isso o jornal Tribuna do Litoral apresenta a série “voto consciente” com informações e questionamentos até o dia das eleições.

Quando receber um pré-candidato faça a ele essas 5 perguntas básicas e com as respostas você poderá conhecer as propostas deles.

1 – O QUÊ?

Exija uma resposta direta e específica do candidato sobre uma promessa ou proposta que irá melhorar a sua vida. Exemplo:” O que você pretende fazer para melhorar o atendimento da saúde em meu bairro?”…

2 – COMO?
É essencial que o candidato explique que de que forma irá transformar a promessa em realidade. Irá utilizar recursos próprios ou parceria com o Governo Federal? Será necessário contratar funcionários para o projeto funcionar? Irá modificar algum serviço já exis-tentes para atender o pedido?

3 – POR QUÊ?
Os candidatos se comprometem com muitos projetos apenas para conseguir votos. Seu compromisso porém, é com a cidade como um todo.Faça ele explicar o motivo pelo qual acha a proposta importante para o município. Isso poderá ser utilizado no futuro caso ele não compra o prometido – se o projeto tinha uma importância, porque ele não virou prioridade?

4 – QUANTO?
Todo projeto tem um custo. Peça para o candidato informar qual o valor estimado para a proposta para que a proposta seja viabilizada. Se ele não souber, significa que, no que por enquanto, ele não estudou o tema com profundidade

5 – QUANDO?
O candidato tem quatro anos para implementar a promessa. Faça com que ele seja mais específico quanto ao prazo: será feita no primeiro semestre? No primeiro ano? Esse compromisso é essencial para que ele seja cobrado no futuro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia