Cooperativas participam de Programa para Coordenadores de Núcleo a fim de desenvolver lideranças e formar gestores

Desenvolvido pelo ISAE Escola de Negócios, o programa tem como foco a capacitação de colaboradores e a formação de cooperados

Pensando em capacitar o grupo de Lideranças da Cooperativa, a Sicredi Vanguarda, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com mais de 130 mil associados e 1.200 colaboradores nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, está realizando o Programa de Formação para Coordenadores de Núcleo, promovido pelo ISAE Escola de Negócios, instituição de ensino que desenvolve soluções customizadas em governança, sustentabilidade e inovação para as cooperativas há 20 anos. As iniciativas já atenderam mais de 150 cooperativas, com atuação em cidades de seis estados (Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo). Agora, a meta é promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos líderes da Sicredi Vanguarda por meio de encontros online.

“Nos preocupamos em levar conhecimento para nossas lideranças, principalmente sobre o nosso modelo de negócio. Com essa formação, o objetivo é que eles tenham subsídios para ajudar no processo de desenvolvimento da cooperativa enquanto líderes, além de agregar conhecimento na vida pessoal de cada um”, diz Aldo Dagostim, presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. O grupo de liderança da cooperativa é composto por 152 líderes que representam mais de 148 mil associados. Destes, 70% já concluíram ou estão em processo de formação. De acordo com o presidente, o Programa de Formação para Coordenadores de Núcleo pretende preparar as lideranças para assumir cargos de gestão dentro da cooperativa.

De acordo com a coordenadora de Soluções Corporativas do ISAE, Danielle Hernandes, a iniciativa recebe sugestões do setor e, também, desenvolve programas voltados às instituições. “Nós desenvolvemos programas de acordo com a nossa percepção do mercado, mas estamos abertos para receber as demandas das cooperativas e desenhar uma solução específica para elas”, reforça Danielle. O fato de o mercado corporativo tradicional e as cooperativas serem diferentes faz com que as soluções considerem a realidade dessas empresas. “Nem toda escola de negócios compreende isso. Os nossos professores falam a língua do cooperativismo, trabalhando a realidade e com expertise no setor”, explica a coordenadora.

O programa conta com 5 workshops de 3 horas cada, adaptados às necessidades individuais da cooperativa participante. Para a Sicredi Vanguarda, os temas desenvolvidos foram Liderança Cooperativa. Cooperativismo de Crédito, Governança Cooperativa, Negociação e Solução de Conflitos e Estratégia de Negócios e Empreendedorismo. Devido à pandemia, as oficinas estão acontecendo de forma online. “Inicialmente, ficamos preocupados com a aceitação e o aproveitamento dos alunos por ser tudo online, porém já no primeiro encontro ficou nítido o engajamento e interesse dos participantes na aula, graças a expertise oferecida pelo ISAE”, completa Fátima Ambrosio, assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ.

Para mais informações sobre a atuação do ISAE Coop, acesse https://conteudo.isaebrasil.com.br/isaecoop ou entre em contato pelo e-mail isaecoop@isaebrasil.com.br ou 41 98805.7102.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
  • Cotações do dia